Conheça o que tem por trás do meme dos dançarinos de Gana


Compartilhe

Em diferentes culturas do mundo, o dia da morte é tratado de uma maneira diferente. Na antiga Escandinávia, os funerais Vikings, por exemplo, tinham por objetivo vangloriar guerreiros para que pudessem ir à Valhalla com honra e glória. No Brasil, nosso tradicional velório consiste em um caixão cercado por velas, homenagens e, geralmente, uma madrugada regada a achocolatado e biscoitos. Mas em um país da África Ocidental, chamado Gana, o dia da morte é visto diferente.

No meme, as imagens que arrancam boas risadas, mostram uma situação que aparenta acabar bem mal e logo em seguida aparecem homens de terno dançando e segurando um caixão ao som da música Astronomia do DJ russo Tony Igy. Muitos acham se tratar apenas de uma encenação, mas a verdade é que realmente é um ritual funerário.

Em Gana, eles acreditam que o funeral deveria ser algo mais animado para memorar a partida dos entes queridos, celebrando a vida ao invés de lamentar a morte, sendo muito comum funerais com festas. Com isso, um agente funerário chamado Benjamin Aidoo decidiu oferecer um serviço diferente aos seus clientes, nasce assim os agora famosos dançarinos de gana, que carregam os caixões dos falecidos com muita coreografia e animação, logicamente a música no ritual original não é a mesma, mas sim um jazz africano.

O meme começou após alguém assistir a uma reportagem da BBC falando sobre o ritual ganês, as imagens foram retiradas e casadas perfeitamente com o som de Astronomia. Em poucos dias, o meme se tornou viral, tão viral que Benjamin Aidoo jamais imaginou o sucesso que seus serviços faria.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner