Chef acreano ensina receita que usou para vencer concurso de gastronomia


Compartilhe

Você já pensou em ser chef de cozinha? Esse é o sonho de muitos acreanos que compartilham em comum o amor por essa arte. Esse sonho não foi diferente para Johnny Rocha, que representará o Estado do Acre na disputa do Prêmio Dólmã no Piauí, prêmio que é considerado o Óscar da Gastronomia, após vencer o Enchefs Acre.

Para vencer o maior concurso gastronômico do Estado, o chef Johnny Rocha usou uma releitura da base alimentar ribeirinha da região Norte e apresentou o seu embuá de pirarucu seco com molho da terra e farinha de tapioca e é claro, nós do Correio 68, fomos atrás dessa receita que tanto impressionou os jurados.

“Escolhi esse prato primeiramente pela combinação típica da nossa região, que é o peixe com açaí, além de ser bastante nutritivo, traduz a base alimentar dos ribeirinhos da região Norte, juntamente com a banana da terra que é uma das frutas mais simbólicas do nosso Brasil. O segundo motivo é que essa combinação vem sendo cada vez mais usada em restaurantes em todos os cantos do País, assim vislumbrei a oportunidade de fazer uma releitura genuinamente acreana utilizando os insumos da nossa terra respeitando a sazonalidade, cores e sabores.” – disse o chef.

Imagem/Arquivo pessoal
Imagem/Arquivo pessoal

Para o rocambole

Ingredientes: 80g de pirarucu seco, 80g de banana comprida madura fatiada, 5g de pimenta de cheiro, 10g de cebola em cubos, cebolinha de palha para amarrar o rocambole, 3g de endro picado, 3g de alho ralado, 2g de canela e 2g de açúcar mascavo.

Para preparar a iguaria, primeiro dessalgue o pirarucu e escorra, tempere-o com pimenta de cheiro, a cebola, o alho e o endro. Corrija com sal e pimenta se necessário. Na frigideira com um fio de óleo de castanha do brasil saltei-a de 5 a 8 minutos. Reserve-a. Corte a banana comprida em fatias compridas, use um mandolin pra auxiliar. Frite em manteiga até doura-las. Tempere-as com o açúcar mascavo e canela enquanto ainda estiverem quentes.

Depois, para montar você distribui o peixe salteado pela superfície da banana de forma que seja possível enrola-la tipo caracol. Utilize uma ou duas fatias de banana pra finalizar o processo. Prenda o rocambole amarrando-o com cebola de palha branqueada. Salteie ou asse em forno a 170°C a farinha de tapioca por 5mn até que obtenha uma coloração dourada.

Para o molho

Ingredientes: 3g de vinagre de maçã, 14g de açaí, 7g de catchup, 3g de cebola ralada, 3g de açúcar mascavo e sal a gosto.

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio até levantar fervura. Para empratar, distribua o molho de açaí no prato da forma que desejar, posicione o rocambole de peixe sobre o molho e sirva com a farinha de tapioca como acompanhamento.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner