“O Governador utiliza fotos dos policiais nas redes sociais, mas não valoriza a nossa instituição”, afirma presidente do SINPOL


Segundo Tibério, os profissionais da segurança pública, em geral, são uns dos mais afetados pelo contágio provocado pelo surto de coronavírus, em virtude da exposição e do contato diário com a população.

Sobre a atuação da policia civil

Sobre a atuação da policia civil na fiscalização das medidas impostas pelo decreto do Governo do Estado, Tibério externa uma grave preocupação.

“O Governo tem que construir medidas de prioridade aos profissionais da segurança pública. Estamos no contato direto com a população, não paramos em nenhum momento, queremos tão somente que os policiais civis sejam devidamente atendidos tão logo sintam os primeiros sintomas do coronavirus”, sustentou o presidente.

O comentáriodo presidente faz referência à dificuldade de atendimento para os policiais que procuram as unidades de pronto atendimento quando apresentam alguns dos sintomas da covid-19. “Muitos são orientados a retornarem para casa sem a realização do exame”.

O policial civil enfatiza também, que o combate ao coronavírus passa pela valorização dos profissionais da segurança pública, pela revitalização das estruturas estatais e, sobretudo, pela realocação do efetivo policial, medida que exige a contratação dos novos policiais civis aprovados no concurso de 2017.

“Além disso, o governador tem que entender que nossa instituição está sendo desvalorizada, há tempos falamos que nossas estruturas prediais estão em péssimas condições, insalubres.”

“Sem contar que nosso efetivo policial é muito pequeno, o menor do Brasil! Somando a isso, temos policiais afastados preventivamente, os que já se contaminaram com o coronavirus. Não temos policiais o suficiente, sendo necessário a contratação imediata dos novos policiais civis já formados”.

Desabafo sobre a dificuldade do trabalho

O presidente do sindicato faz ainda, um desabafo sobre a dificuldade do trabalho nas ruas em tempos de pandemia.

“Estamos diariamente nas ruas, tanto no trabalho de investigação quanto realizando as fiscalizações dos estabelecimentos comerciais para atenderem às medidas do governo, mas isso parece que pouco importa para o governador, que somente usa as fotos dos policiais civis para divulgar em suas mídias sociais, mas efetivamente não valoriza nossos profissionais e nossa instituição”.

O Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL/AC) é conhecido por protagonizar lutas e defender bandeiras importantes para a classe, fato que ganhou notoriedade com a Reforma da Previdência, onde o mesmo garantiu através de uma árdua negociação, um texto mais justo e benéfico para todos os policiais civis do estado. Olhando adiante, para o cenário macro da política, Tibério faz um apelo aos parlamentares acreanos no Congresso Nacional.

“Neste final de semana o Senado Federal está discutindo um Projeto de Lei que visa socorrer os Estados, mas que acaba com os servidores públicos, pois autoriza os governadores a congelarem os salários dos servidores, promoção, contratações por um período de uma ano e meio.

Pedimos ao governador Gladson Cameli, aos nossos senadores e deputados federais que não permitam isso, que aprovem as emendas modificativas ao texto original, principalmente em relação aos profissionais da segurança pública e saúde”.

Em tom de ironia e bom humor, apesar do desgosto inerente à pauta, o Presidente do SINPOL/AC termina a entrevista traçando um paralelo do que é divulgado por políticos acreanos e do que é efetivamente feito por eles.

“Nossos políticos gostam de fazer marketing com o excelente trabalho dos profissionais da saúde e segurança pública, principalmente agora ante a pandemia, mas queremos a real valorização agora, não nos prejudicando com a aprovação deste nefasto PL que veio da equipe econômica do Governo Federal, pedido direto do ministro Paulo Guedes, que é o maior inimigo do servidor público brasileiro”, finalizou Tibério.

 

 

 

 

 

 

 

 

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.