Procon divulga plataforma online de reclamações para que as pessoas não precisem sair de casa


Devido a pandemia de Covid-19, fazer reclamações ao Instituto de Proteção e Defesa do Consumidos do Acre (Procon/AC) de forma presencial tornou-se inviável e muitos não estão sabendo como contestar problemas como dificuldade de efetuar remarcações de viagens, contestar o valor da tarifa da energia elétrica, cobranças indevidas no cartão de crédito, entre outras circunstâncias.

Pensando nisso, o Procon orienta a utilização da plataforma on-line consumidor.gov.br,  trata-se do site oficial do governo federal para atender as reclamações de consumo, intermediando o contato direto entre consumidores e fornecedores. O serviço também está disponível por meio de aplicativo, onde o consumidor pode baixá-lo na App Store ou na Google Play.

“Nesta plataforma, inicialmente o consumidor deve verificar se a empresa contra qual ele quer reclamar está cadastrada no site, se sim, registra-se a queixa e o fornecedor tem até 10 dias para analisar e responder”, informa o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Orientações ou denúncias de preços abusivos também podem ser feitas pelos consumidores por meio dos contatos telefônicos do Procon/AC: (68) 3223-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 h, ou 151, e pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br

Você poderá usar a plataforma, inclusive, para contactar grandes lojas que estão instaladas no Estado, para resolver alguns problemas que inicialmente precisariam que elas estivessem abertas para serem resolvidos.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira