Me ajuda, Saturno!


Idade. Tempo. Ciclos.
Muita gente teme a chegada dos 30 anos e, outros arriscam dizer que a vida começa aos 30 e recomeça aos 60.
A verdade é que a astrologia tem uma explicação pra esse sentimento de cobrança pelo crescimento pessoal, que essas idades trazem.

Saturno leva entre 28 e 30 anos para completar uma volta inteira ao redor do Sol. E, portanto, nessa época da nossa vida, ele volta para a mesma região do céu no nosso Mapa Natal, por isso o nome “retorno” de Saturno. É como se estivéssemos completando um ano de vida naquele planeta.

Mas o que podemos esperar desse momento de vida?

Na Astrologia, cada planeta representa uma força espiritual dentro de nós, e Saturno é o grande professor que traz as lições de crescimento para nossas vidas.

Não se engane, ele não é um mestre doce e gentil – na verdade, Saturno é melhor compreendido como um professor rígido que sempre força seus alunos e exige o máximo deles, não se contenta com pouco porque sabe que o nosso potencial é muito maior – e ele não aceitará menos de nós.
Por isso, quando chegamos ao nosso Retorno de Saturno, é como se ele se aproximasse para nos avaliar e nos ajudar a crescer e refletir em algo como:
O que fizemos até agora nessas 3 décadas de existência?
Criamos bases sólidas ou frágeis?

Essa é a época em que nossas vidas começam a ganhar uma forma definida e percebemos que tudo o que vivemos até o momento era apenas um treino para a vida real que está prestes a começar.
É hora de crescer e assumir a responsabilidade sobre nós.

O Retorno de Saturno é o momento em que somos desafiados a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

Mesmo que você não tenha ligado a influência de Saturno, a cobrança vem ou já veio…

Se não chegou nem aos 28, ainda, comece a se preparar, sua conta está vindo. Se já passou dos 30, observe o que aconteceu na sua vida depois do “retorno de Saturno”.
Observe se, se afastou de amizades que não somavam, deixou de se importar com opiniões e passou a valorizar mais aqueles que o valoriza.

E, não esqueça que dos 56 aos 60 anos, Saturno retorna novamente.

A palavra-chave de todos os retornos é amadurecimento.
Todas as nossas ilusões caem por terra. Saturno é aquele amigo que nos fala as verdades difíceis que ninguém mais tem coragem de dizer.
Tudo o que for vazio ou sem sentido nas nossas vidas vai cair.
Por ser um momento de amadurecimento, ele pode ser bastante difícil, pois são nos momentos de crise que podemos aprender e mudar.

E esse é o grande presente de Saturno para nós no seu retorno: ele nos dá a oportunidade de mudar a nossa vida para buscarmos aquilo que realmente dá sentido a ela.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa fase não traz só experiências negativas. Ela também é o momento de colhermos os frutos dos nossos esforços, de tudo aquilo no que investimos nossa energia.
Saturno nos traz aqueles presentes que só o tempo e a paciência podem proporcionar. Precisamos entender esse momento como o fim de um ciclo para o início de outro. Um período de renovação interior.

Ninguém precisa temer o Retorno de Saturno – apesar de ninguém passar por ele ileso.
Esse é o momento de fazer perguntas mais profundas sobre quem somos e avaliarmos a nossa história.
Uma pausa para contemplarmos o caminho que trilhamos até o momento, para que então possamos escolher para onde seguir.
Saturno nos traz esse momento intermediário de olharmos para trás, mas também para frente. É verdade que suas perguntas podem ser incômodas, e certamente ele nos fará olhar para os temas da vida que nós preferimos ignorar – mas é só assim que nossa experiência como seres humanos pode ganhar sentido.

É também com as duras lições desse professor rigoroso que podemos aprender a sermos gentis e amáveis com nossa própria história.
Há aqueles que abandonam as baladas, focam na carreira, se tornam mais amigos dos pais, dos irmãos, compreensíveis com os colegas de trabalho…
Para as pessoas muito despreocupadas, Saturno ensinará a disciplina e o rigor; para as pessoas que se exigem demais, ele mostrará o caminho da compaixão.

É o momento de encontrar o equilíbrio interior.
Muita gente diz que a vida só começa depois dos trinta e a melhor idade é aos 60: a nova vida é o presente de Saturno para nós.

Finalizamos com uma reflexão, inspirada pela energia da lua em em sagitário, e a pergunta é: “o que eu quero que se expanda na minha vida a partir de hoje?”

Reflitamos e sigamos.
Até a próxima.

Post navigation

Jessica Borges