Governo prorroga medidas de isolamento social em todo estado


Compartilhe

O Governo publicou nesta segunda-feira (18) um novo decreto que prorroga por mais 15 dias as medidas de contenção e restritivas de combate á pandemia do novo coronavírus no Acre.Com isso, o isolamento social no estado será mantido até o dia 31 de maio.

Além do novo prazo, o decreto ampliou as medidas restritivas. A decisão foi tomada pelo Governador Gladson Cameli após o boletim da Sesacre deste domingo, que apontou o número oficial de 1996 casos confirmados da doença e 60 óbitos por Covid-19.

No decreto, estabelecimentos que prestam serviços essenciais devem limitar a entrada de pessoas, apenas uma por família terá acesso ao interior dos supermercados, por exemplo. As pessoas devem continuar evitando aglomerações, mantendo o distanciamento linear de dois metros, sendo necessária a demarcação e organização de filas, dentro e fora dos estabelecimentos.

Quanto a reabertura das atividades empresariais, esta será realizada de forma progressiva e programada, uma vez que está diretamente relacionada à diminuição do número de casos de coronavírus. Gladson reiterou que a prioridade neste momento é salvar vidas e que para isso, é fundamental que a população entenda a importância de manter o distanciamento social.

Escolas, creches, faculdades, centros universitários, igrejas, templos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, casas de shows e boates têm como data prevista para a reabertura o dia 1° de junho.

A permanência de crianças e adolescentes de até 14 anos, sozinhos ou acompanhados, em filas internas ou externas está proibida, de acordo com o novo decreto, salvo nos casos de atendimento à saúde ou segurança da própria criança ou adolescente. Outra medida estabelecida refere-se ao fato de que os hotéis podem funcionar com até 30% de sua capacidade.

Os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta do Poder Executivo, têm a reabertura prevista para o dia 1º de junho de 2020, desde que o retorno seja precedido da aprovação de protocolo de ações destinado a garantir a segurança dos servidores públicos e dos usuários dos serviços públicos prestados pelo Estado.

 

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Assessoria de Comunicação

Close Bitnami banner