Em época de crise, desmatamento na Amazônia em abril é 171% maior do que o mesmo mês no ano passado


Enquanto o mundo se tranca em suas casas para tentar se proteger do coronavírus que devasta cidades, a Amazônia chora o aumento desenfreado de seu desmatamento. Em abril deste ano, o desmatamento cresceu 171% em relação ao mesmo mês do ano passado, o maior índice em dez anos.

Foram 539 km² de área desmatada registradas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento somente no mês de abril, área maior do que a cidade de Porto Alegre (RS), por exemplo. No topo do ranking do desmatamento estão os estados do Pará, seguidos por Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.

O desmatamento também traz outros problemas, em Rio Branco esta semana, uma onça pintada, animal ameaçado de extinção, foi atropelada em área urbana após fugir das queimadas, que além de destruírem habitats, podem trazer sérios danos à saúde da população como problemas respiratórios. Em 2019, Rio Branco chegou a registrar 30 mil casos de infecções respiratórias devido a fumaça de queimadas que tomavam conta da cidade, esse índice aliado aos problemas respiratórios causados pela Covid-19 pode ser fatal.

 

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, amante de meditação e da boa cozinha. Contato: andersonsiqueira.br@gmail.com