Feliz Dia do Orgulho Nerd: saiba o motivo da data ser comemorada


Compartilhe

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e a forma mais comum de se comemorar é usando uma toalha o dia inteiro, seja como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.

Se você acha curioso, vamos explicar, o dia 25 de maio inicialmente chamado de Dia da Toalha é uma homenagem ao escritor Douglas Adams, que escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias, no livro, Adams dedica uma página inteira à importância das toalhas para os mochileiros, curiosamente, nerds do mundo inteiro passaram a celebrar o conteúdo dessa página enaltecendo as toalhas e a transformando em símbolo do orgulho nerd.

A data é especial pois durante décadas no mundo inteiro, os nerds, também conhecidos como geeks ou CDF, no Brasil foram vistos como pessoas excluídas da sociedade, solitários com seus quadrinhos e papos sobre games. Isso tem mudado gradativamente, a ida para o cinema em superproduções da Marvel e DC Comics tem atraído cada vez mais pessoas que se identificam com a nomenclatura e o sucesso de séries como The Big Bang Theory da Warner Channel, popularizou o termo e fez os nerds sentirem orgulhos de sua cultura.

Outra razão para a escolha do 25 de maio, é que essa é a data de estreia do primeiro Star Wars, que passou a ser conhecido como Episódio IV: Uma Nova Esperança e estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 25 de maio de 1977.

Nerd, Geek e CDF

Apesar de serem usados para definirem os mesmos gostos, os nomes tem significados diferentes. O Geek é um termo usado para definir simpatizantes de games, quadrinhos, filmes de superherois e tecnologia, são obcecados por coisas modernas. Já os nerds, apesar de terem os mesmos gostos, são mais intelectuais, estudiosos, se interessam por ciência e conhecimentos profundos de determinados assuntos.

O CDF, por sua vez, é um termo genuinamente brasileiro que está quase extinto por ser substituído pelas palavras acima. Na linguagem dos colégios significa “crânio de ferro”, era o nome dado às pessoas mais inteligentes da sala, os mais estudiosos, sejam eles simpatizantes de temas geek ou não. Há também quem defenda que a sigla na verdade significa “coragem, determinação e força”.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner