A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu nota pública rebatendo as acusações feitas pelo deputado estadual Neném Almeida (sem partido) na manhã desta terça-feira (16) na sessão remota da Aleac.
De acordo com o parlamentar, cirurgias estão sendo feitas em troca de acordos políticos.
Leia a íntegra da nota:
NOTA PÚBLICA
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Complexo Regulador Estadual, esclarece que são sem nenhum fundamento as denúncias do deputado Nenem Almeida quanto à realização de cirurgias eletivas.
Informa ainda que acatou recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) orientando a suspensão das cirurgias eletivas, como medida de segurança para pacientes e profissionais de saúde e diante do alto risco de contaminação pela Covid-19.
A Sesacre ressalta também que as cirurgias de urgência nunca deixaram de ser realizadas. Elas dizem respeito a pacientes em fase aguda que dão entrada nas unidades de urgência do estado.
Outras cirurgias que também não foram interrompidas são aquelas relativas a traumas e a pacientes oncológicos, que requerem cuidados emergenciais.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre poderá disponibilizar, tanto para o deputado Nenem Almeida, quanto para a sociedade em geral, o mapa cirúrgico que é produzido com base na fila de pacientes originários da Central de Cirurgias, se assim requisitarem.
E enfatiza que estabelece como critérios únicos para que as pessoas sejam colocadas na fila aqueles que são clínicos, e, portanto, restritos à classificação médica, sem promover quaisquer topos de privilégios a quem quer que seja.
Por fim, informa que o Complexo Regulador Estadual, responsável pela Central de Regulação de Cirurgias, é o órgão responsável que atua sob orientações técnicas e princípios do Sistema Único de Saúde, com transparência em seus processos e merecedor do respeito do parlamentar que o ataca de forma tão vil e desnecessária.
Rio Branco, AC, 16 de junho de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre