DENÚNCIA: Faltam testes e remédios para o tratamento de pacientes da Covid-19 em Cruzeiro do Sul


Compartilhe

O Correio 68 recebeu uma denúncia nesta quarta-feira (17) de um servidor da saúde lotado em Cruzeiro do Sul de que estão faltando testes e medicamentos para o tratamento de pacientes afetados pela Covid-19. A saúde no município que hoje alcançou 1.745 casos confirmados do novo coronavírus está em situação caótica.

Segundo a fonte ouvida pelo jornal, vão se completar 15 dias que a segunda maior cidade do Estado não possui testes rápidos oferecidos pela rede pública de saúde, apenas uma remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde e o restante eram comprados pela própria administração municipal, que também parou de fornecer. A secretária municipal de saúde, Juliana Pereira, culpa os governos federal e estadual pela falta dos testes.

Como se não bastasse a ausência de testes rápidos, faltam também medicamentos para o tratamento dos pacientes. “É quase impossível acreditar que justamente na cidade do governador Gladson Cameli o combate ao novo coronavírus tenha sido deixado de lado, até porque Cruzeiro do Sul é base de apoio para mais sete municípios do entorno”, disse o servidor.

Em desabafo, o servidor completa: “quando condecorou com uma medalha o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, o governador se omitiu ao agradecer pelos investimentos e informar que no Acre o combate à Covid-19 estava sob controle. Se em Rio Branco a situação melhorou com a entrega do Hospital de Campanha, a cidade de Cruzeiro do Sul encontra-se em estado caótico.”

O Hospital de Campanha que seria inaugurado na última segunda-feira (15), foi adiado por falta de ajustes na instalação dos equipamentos e segundo o governador será entregue nos próximos dias. Um exame em laboratório particular chega a custar em média R$ 300, o que foge da condição financeira da maioria dos que precisam.

Tentamos fazer contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para apurar a denúncia, mas não conseguimos até o fechamento desta reportagem. O espaço para resposta ficará aberto neste jornal.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner