Professor Universitário Marcelo Siqueira deve ser anunciado pré-candidato do PT na disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul


Compartilhe

O cenário político na segunda maior cidade do Acre tem movimentado os bastidores da disputa municipal deste ano, os partidos começam a se movimentar para formação de alianças e definição de suas plataformas eleitorais.

A ex-FPA, que andava muito silente, teve o primeiro partido a anunciar uma pré-candidatura, o professor universitário Marcelo Siqueira, do Partido dos Trabalhadores.

Marcelo, apesar de Jovem já foi testado nas urnas, ocupando a posição de vice na chapa que tinha Henrique Afonso como candidato, na disputa de 2012, perdendo aquela eleição para o então prefeito Vagner Sales. Em 2014, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, obtendo 2 052 Votos.

O PT tenta juntar os cacos em Cruzeiro do Sul e se reconstruir, cidade que nunca conseguiu eleger um prefeito e depois da derrota eleitoral do governo em 2018, sofreu baixas e perdeu diversas lideranças políticas.

O MDB de Vagner Sales e o PSDB de Major Rocha, ao que tudo indica, irão caminhar juntos com o nome de Fagner Sales, na cabeça de chapa. Já o Progressistas do Governador Galdson Cameli vive uma indefinição de nomes, tendo o atual prefeito Ilderlei Cordeiro e seu vice Zequinha Lima disputando internamente a simpatia e a preferência do governador, com o intuito de encabeçar a chapa na busca pela reeleição.

Aliado históricos do PT, o PCdoB e o PSB ainda não se pronunciaram acerca do processo no município do Juruá, que pelo visto será um dos mais diferentes dos últimos tempos.

Ainda na noite desta segunda-feira (23), o professor Marcelo Siqueira se manifestou em seu perfil pessoal nas redes sociais e se disse lisonjeado com o convite, mas reiterou que vai refletir cautelosamente e então externar publicamente a decisão tomada.

Leia a publicação do professor: 

Confesso que não é uma decisão fácil, pois se por um lado vivemos um momento ruim na política, algo que nos traz desânimo, por outro, o futuro está marcado por uma certeira queda de arrecadação e repasses para os municípios, uma tragédia anunciada e que afetará a vida de todos nós se as coisas continuarem na base do improviso e sem o planejamento necessário, algo que nos exige uma reflexão sobre o nosso papel como sujeitos socialmente ativos. E que demanda uma tomada de decisão que se sobrepõe a questões que têm nos dividido, como as preferências partidárias e ideológicas. É um momento que nos cobra solidariedade social.

Divisão, brigas, vaidade, revanchismo e tudo mais que pertence a velha política não nos cabe mais. Quem faz a política são os homens (na dimensão humana) e a nova política não está na idade, nos partidos ou no poder financeiro de um candidato, mas no pensamento, na capacidade, na coerência, no senso de equipe qualificada e no caráter de cada um em defesa do coletivo.

Precisamos olhar, despidos de vaidades, com muita atenção para o município em que vivemos. Um olhar que demanda obrigatoriamente pensar nos mais pobres, numa educação de qualidade, numa saúde pública acessível, na geração de emprego e em serviços públicos eficientes pautados pela ciência e tecnologia.

Independente de minha resposta, sim ou não, convido toda a família cruzeirense a viver um tempo de respeito às diferenças e reflexão sobre o nosso futuro.
A cidade é pequena e, alegoricamente, nós nos encontramos todos os dias na fila do pão. Escolher é um direito e não precisamos justificar nossas escolhas atacando quem pensa diferente. Ao invés disso, podemos enaltecer as qualidades e as ideias que nos norteiam e que podem nos unir.

Por tudo isso, recebo com muita honra e responsabilidade este convite e, após o exercício de ouvir o próximo, eu darei a minha resposta – que já não será mais só minha – o mais breve possível.

Desde já agradeço a lembrança, o respeito e a consideração.
Marcelo Siqueira

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner