Uma enorme nuvem de poeira vinda do deserto do Saara cobriu áreas do Caribe e transformou o céu azul em uma densa névoa marrom leitosa, sendo chamada de ‘Poeira Godzilla’ e provocando alertas de saúde por uma queda na qualidade do ar em níveis prejudiciais.
Todos os anos é comum que os ventos quentes sobre o deserto levantem areia fazendo-as viajar por milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico e chegando até as Américas, mas nada como o que está sendo visto nesse ano. A poeira é a mais densa já registrada nos últimos 50 anos, reduzindo a visibilidade do ar.
“É a pior coisa que vi desde que começamos os registros” disse Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na Jamaica, que completou: “Estamos vendo uma massa muito mais espessa de partículas de poeira em suspensão. É muito mais distinto e notável.”
A nuvem de poeira se deslocou para o leste do Caribe no fim de semana, e na terça-feira estava em Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e no leste de Cuba. Seu avanço continuou para o oeste e a América Central, bem como o sul dos Estados Unidos.
A América tem sofrido com os problemas causados em 2020, somente Brasil e Estados Unidos juntos somam 3.542.815 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 38% de todos os casos do mundo, concentrando quase metade de todas as mortes. Além do coronavírus, uma praga de gafanhotos ameaça a lavoura da América do Sul, já devastou o setor agrícola do Paraguai, está na Argentina e avança para o Uruguai onde entrará no Brasil pelo Rio Grande do Sul.