Posso processar a empresa em que trabalho se eu pegar Covid-19 no serviço? Saiba o que dizem os especialistas

0
55

Vivemos tempos difíceis no mundo, onde um simples sair de casa pode se resultar em um problema grande que assusta as pessoas desde o início do ano, o novo coronavírus causador da Covid-19. Infelizmente, nem todos podem cumprir o isolamento social totalmente em casa e precisam ir para o trabalho todos os dias, o que surge a dúvida: se você pegar Covid-19 no trabalho, pode processar a sua empresa?

Uma reportagem da CNN Brasil entrevistou o advogado e professor de direito do trabalho do Mackenzie, Ivandick Cruzelles, disse que o empregador pode sim ser responsabilizado e provocado a pagar uma indenização aos trabalhadores, se houver contaminação de coronavírus por falta de medicas de segurança no ambiente do trabalho.

“Se a contaminação se deu por conta do trabalho, surge uma responsabilidade do empregador. Seria necessário ver se ele cumpriu com as medidas de saúde e segurança no trabalho para evitar isso. Caso não, o trabalhador pode, em outro momento pleitar uma indenização”, disse o especialista.

Cruzelles disse ainda que o trabalhador contaminado pode requerer auxílio-doença do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que por conta das circunstâncias atuais, é certo que o benefício será concedido.

Deixe uma resposta