Home office: 6 dicas para trabalhar de forma mais segura 


Compartilhe

Essas são algumas estratégias práticas para proteger seus dados. 

Primeiramente,  se eu lhe dissesse que o trabalho remoto seria super comum em meados  a nove meses atrás, você pensaria que eu estava assistindo muito Black Mirror. Então,  aqui estamos com milhões de empresas trabalhando em casa neste período de pandemia. 

Se por um lado, temos toda a economia da empresa girando, funcionários em casa trabalhando mais seguros. Por outro lado, quando o funcionário acessa os dados remotamente, o risco para essa ação aumenta. 

Desde 2018, temos um crescimento acelerado das atividades de ameaças cibernéticas . Violações de dados, ataques usando software malicioso e ameaças internas estavam entre as formas mais conhecidas de ataque. Muitas organizações conhecidas sofreram com esses desastres de segurança cibernética e comprometeram dados de milhões de usuários.

O Brasil é o segundo país que mais sofre ciberataques no planeta. Imagem: Cybermap/kaspersky

Por exemplo, a Exactis, uma empresa de marketing e agregação de dados sofreu o maior vazamento de dados do ano passado, expôs 340 milhões de registros em um servidor acessível ao público.

Na maioria das vezes, o risco é apenas entre a rede interna, o servidor e o  equipamento do usuário.


Compartilhe conhecimentos de segurança com funcionários


Acima de tudo, todos os colaboradores devem ser  aconselhados a evitar clicar em links nos e-mails de pessoas que não conhecem e a permanecerem protegidos dos ataques cibernéticos. Eles devem receber conselhos e instruções sobre segurança da informação. Isso ajudará os funcionários a entenderem e se protegerem contra os principais tipos de ataques presentes na internet.

Foto: Kevin Ku/Unsplash

Eles também precisam conhecer conceitos  básicos de segurança,  que são vitais para se ter uma equipe de resposta a emergências em seus negócios. As pessoas precisam saber com quem entrar em contato, caso detectem uma anomalia de segurança. 

É uma maneira de garantir que as redes Wi-Fi domésticas sejam adequadamente protegidas e para verificar a segurança dos dispositivos que eles usam para realizar o trabalho

Para auxiliar nesse momento de home office, resolvi fazer uma lista, com algumas estratégias para minimizar os riscos à segurança dos dados da sua empresa.

Reforce as senhas

Sua empresa precisa reforçar os códigos de acesso de todos os funcionários. Os códigos alfanuméricos e o uso da autenticação de dois fatores devem se tornar obrigatórios. Além disso, você deve solicitar aos membros da sua equipe que protejam todos os dispositivos com a proteção mais dura possível. 

Você também deve garantir que todas as suas senhas críticas aos negócios sejam armazenadas com segurança. Resumindo, não salve suas senhas no navegador. 

Backups obrigatórios

O objetivo de ter backups é proteger você e seus colaboradores contra a perda de documentos digitais. As cópias de segurança permitem que você consiga recuperar dados perdidos com facilidade.

Dependendo dos seus recursos, você pode optar por fazer o backup em  HD externo, armazenamento de arquivos na nuvem ou até mesmo fazendo em uma RAID

Eu costumo falar que, “bem-aventurados são os pessimistas, pois eles fizeram o backup”.


Forneça acesso VPN aos funcionários

 

Imagine um tubo secreto e invisível, onde seus dados possam passar livre de intrusos, usando um “idioma”  que só seus equipamentos possam decifrar.

undefined

É assim que trabalha a VPN,  que ajuda os colaboradores a manter seus dados criptografados, além de mascarar e ocultar o endereço IP.

 

Ative as proteções de segurança


Parece óbvio, mas verifique se as proteções de segurança estão instaladas e ativadas em todos os dispositivos usados para o trabalho. 

Isso significa que todos os computadores deverão ter  firewalls e verificadores de vírus (Antivírus) instalados. 

Atualize o software

Incentive os funcionários a atualizarem seus aplicativos para as versões mais recentes. Além disso, ative as atualizações automáticas em todos os seus dispositivos .

Redefina as senhas do roteador Wi-Fi

Convencionalmente os roteadores podem ser acessados por um mesmo endereço de IP, do mesmo modo que utilizam sempre usuário e senha padrão para a configuração. Na maioria das vezes é o usuário admin e a senha admin.

Se você possui uma equipe de suporte de TI, deve se tornar uma prioridade fornecer orientações por telefone para proteger roteadores domésticos. 

 

 

DICA BÔNUS: Descarte seu documentos físicos da maneira certa

Não tem como negar. É muito comum termos algum tipo de papel (ou cd/dvd) contendo dados pessoais. Exemplo disso são notas fiscais, recibos de compra, holerite, cartas do banco ou propaganda, boletos, relatórios de clientes da empresa, dados de clientes. Enfim, a lista é enorme. 

Imagine um documento com todas essas informações sendo jogado no lixo e caindo nas mãos de pessoas erradas, colocando em perigo sua vida pessoal, dos seus clientes ou até mesmo dos seus negócios.

Para não nos preocuparmos com isso, uma dica muito simples é picotar esses documentos com uma tesoura ou rasgar na mão mesmo. Você pode também utilizar uma fragmentadora de papeis e cartões. Com essa ferramenta você elimina qualquer tipo de arquivo confidencial impresso em poucos segundos. 

 

Shredder, Esmagado, Papel, Flocos, Tira De Papel

 

Em suma, esteja você administrando uma empresa em grande escala ou apenas começando por conta própria, você precisa ter cuidado na hora de proteger seus dados. Caso você não tenha certeza de como implementar práticas de segurança cibernética, contrate um profissional de segurança de TI para criar uma solução mais adequada para suas necessidades.

 

O que você achou dessas dicas práticas para proteger seus dados?

Esqueci alguma? 

Me conta nos comentários!

 

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Marcelo Gomes

Carioca/Acriano, pai, filho e marido. Sempre atento as inovações tecnológicas, marketing e empreendedorismo.
Close Bitnami banner
Bitnami