Sem citar nome de Sanderson Moura, OAB emite nota ameaçadora; Advogado estaria descumprindo Código de Ética


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) emitiu uma nota pública neste domingo (16) em “favor do direito de defesa”. Isto, após a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas do Acre (ABRACRIM-AC) também se posicionar em nota de solidariedade ao advogado Sanderson Moura, que patrocina a defesa de Ícaro Teixeira Pinto, acusado de atropelar e matar a jovem Jonhliane Paiva.

Na nota, a OAB sem citar o nome de Sanderson Moura, afirma que “não se pode confundir a busca pela preservação do direito de defesa com a prática criminosa em si, como maledicentemente alguns tentam incutir na sociedade”, fazendo uma clara alusão à polêmica que envolve o caso de Ícaro.

Ao passo que defende o direito da defesa, a Seccional Acre da OAB termina a nota com um tom ameaçador. “Por isso, a OAB/AC não permitirá que qualquer advogado, seja de defesa ou de acusação, venha a ser vilipendiado ou cerceado em sua atividade, para o que adotará todas as medidas necessárias ao livre exercício profissional”.

A reportagem do Correio 68 ouviu outros advogados acreanos, que afirmaram que o criminalista Sanderson Moura, estaria descumprindo o Código de Ética da OAB.

“O código de ética é cristalino no que tange a este assunto, o advogado deve se abster de qualquer debate de causas patrocinadas por ele, em qualquer meio, em especial os canais completamente alheios ao processo”, afirmou um advogado criminalista que atua há 14 anos na área.

O dispositivo do Código de Ética também veda ao advogado “insinuar-se para reportagens e declarações públicas”, conduta praticada pelo criminalista quando da crítica à imprensa e a forma como foram veiculadas as notícias sobre a prisão de Ícaro.

Além disso, Sanderson Moura divulgou detalhes do processo em suas redes sociais, como ligações feitas ao delegado responsável pelo caso e a informação de que seu cliente permaneceria foragido por até 48 horas, tempo necessário para chegada no Acre.

 

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami