Daniel Zen é acusado por internautas de práticas xenofóbicas em sua campanha

0
830
Voiced by Amazon Polly

O candidato a prefeito de Rio Branco, Daniel Zen (PT), começou a semana fazendo a campanha dizendo que é o único dos candidatos nascido e criado em Rio Branco, não demorou muito para que internautas começassem a lembrar que o candidato petista já fez campanha e pediu votos para Marcus Alexandre, ex-prefeito da capital acreana, nascido em Ribeiro Preto (SP) e que só chegou ao Acre em 1999, com 22 anos de idade.

A ideia de que Zen merece mais a prefeitura por ter nascido em Rio Branco e os outros não, também foi considerada por alguns como xenofóbica, conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou que não nasceram em sua cidade.

O ativista da causa das minorias e que já foi representante da Associação de Homossexuais do Acre, Germano Marino, publicou em seu Facebook um texto falando a respeito:

“A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro. A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu. Normalmente, ela está associada ao racismo e expressa-se, por vezes, por meio da intolerância religiosa ou dos preconceitos acerca do local de origem do indivíduo.
À expressão acreano do pé rachado, pode ser até um dito popular, mas é pura xenofobia.
Uma época, um certo candidato que apoiei a Prefeitura de Rio Branco, era nascido em São Paulo, eu mesmo ajudei a combater esse discurso de preconceito contra ele por não ter nascido no Acre, muito menos em Rio Branco, é ainda assim, estar concorrendo a ser prefeito da capital dos acreanos.
É uma pobreza, falta de criatividade usar isso em campanha eleitoral aqui no Acre. Um território tão misginenado de nordestinos, sulistas é sírios.
É vocês até um dia desse reclamando de uma foto de crianças brancas. Senhor tenha piedade de tanta dissimulação! Vocês estão empoubrecidos de criatividade e reforçando a xenofobia.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui