SENADO

Senado aprova PEC que dificulta perda da nacionalidade brasileira


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (15) a PEC (proposta de emenda à Constituição) 6/20218 que dificulta a perda da cidadania brasileira. O projeto foi votado em 2 turnos e agora segue para análise da Câmara.

Segundo a proposta (íntegra – 3,4 MB), quem obtiver a nacionalidade de outro país não perderá automaticamente a cidadania brasileira. O texto também permite pedir a perda da própria nacionalidade. Eis a íntegra da votação (135 KB).

A perda de nacionalidade deve ocorrer em 2 casos: quando a naturalização for cancelada por decisão judicial em virtude de fraude no processo de naturalização ou atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; ou em caso de pedido expresso do cidadão ao governo brasileiro.

A inspiração para a proposta partiu do caso da brasileira Cláudia Hoerig. Ela foi extraditada para os Estados Unidos em 2018 para responder à acusação de ter assassinado o próprio marido. A legislação proíbe a extradição de brasileiros natos, mas o STF (Supremo Tribunal Federal), na ocasião, julgou que Cláudia havia perdido a nacionalidade brasileira ao se casar com um cidadão americano.

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), autor da PEC, observou que, desde a promulgação da Constituição de 1988, as orientações públicas tranquilizavam os cidadãos sobre a manutenção da nacionalidade em casos como o de Cláudia. Ele afirma que propôs a PEC para acalmar brasileiros que moram no exterior em situações semelhantes.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami