MUNDO CABRALÍSTICO

Mundo Cabralístico: cartunista Daniel Cabral estreia coluna no Correio 68 com arte impactante


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Charge: Cartão Postal de Carioca…

© Cartão Postal de Carioca (Autor: Daniel Cabral, que assina a coluna Mundo Cabralístico no Correio 68)

No dia 8 de junho, o Brasil chorou a morte da designer de interiores Kathlen Romeu, que aos 24 anos foi vítima de uma bala perdida na comunidade do Lins, no Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Militar (PM) que culminou em um confronto armado com criminosos. Kathlen estava grávida de 4 meses e foi encontrada ferida ainda com vida, mas faleceu no Hospital Municipal Salgado Filho. O tiro que matou a jovem foi disparado por um fuzil que atingiu o seu tórax. Sua morte gerou uma onda de protestos onde moradores pediam paz.

Daniel Cabral tenta captar a essência de um cenário que é comum na Cidade Maravilhosa, onde a violência constante se esconde através das belas fotografias do Corcovado, do Pão de Açúcar e de paisagens que arrancam suspiros de turistas do mundo inteiro, mas esconde a dor e o sofrimento daqueles que vivem na prática a onda de violência, os abusos da autoridade e a dominância do tráfico de drogas. Kathlen foi apenas uma de tantas vidas inocentes e sonhadoras que foram desperdiçadas na zona de guerra cravada em plena luz do dia nas ruas do Rio de Janeiro.

Texto: Anderson Siqueira

DANIEL CABRAL

Nascido em Rio Branco, Cabral se tornou figura conhecida e reconhecida por sua arte, suas caricaturas, ilustrações, cartoons estamparam jornais em diferentes estados e países, saindo dos limites do papel e ‘cabralizando’ também na música, como as ilustrações assinadas por ele no videoclipe da banda Maria Joana, Cor da Amnésia; assim como também é sua a arte que estampa a capa do livro “Vem Comigo, No Caminho Eu Explico…” de Rodrigo Farias.

Com traços sensíveis espelhando o cotidiano social, Cabral se consagra como um dos maiores cartunistas do Norte do país e recentemente participou de uma live da escritora Janice Mansour, que levou sua arte para Londres, na Inglaterra. O Correio 68 tem a honra de apresenta-lo como novo colunista, que assinará as artes do Mundo Cabralístico, todas as segundas-feiras.

Publicidade: Mundo Cabralístico é apoiado por:

As publicidades acima são exclusivas da coluna Mundo Cabralístico

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Daniel Cabral

Desenhista, chargista, criador de fanzines, quadrinhos independentes e mangás, já 'cabralizou' no Acre, Rondônia e no Mato Grosso.
Close Bitnami banner
Bitnami