ALERTA

Friale anuncia chegada de ‘poderosa onda de frio’ para os próximos dias


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

“Poderosa onda de frio polar deverá chegar ao Acre na próxima semana despencando acentuadamente a temperatura e deixando vários dias muito frios”, esse foi o alerta dado pelo pesquisador meteorológico Davi Friale em seu site O Tempo Aqui.

Ainda segundo Friale, as temperaturas baixas que duraram cinco dias no Acre devem chegar ao fim nesta quarta-feira (23) com a chegada do sol, mas o tempo deve seguir sem chuvas até o próximo sábado (26). Antecedendo a poderosa onda de frio polar anunciada.

Sobre a chegada do inverno, Friale declarou:

No domingo, dia 20 de junho de 2021, exatamente às 22h32min (horário de Rio Branco), o Sol, no seu movimento aparente, ficará, momentaneamente, posicionado sobre o trópico de Câncer, na longitude de 23º27’N, dando início ao inverno no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra.

Este fenômeno é conhecido como solstício de inverno, quando ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano. É quando há menos luz solar em todo o Brasil.

Na capital do Acre, Rio Branco, o domingo e a segunda-feira, dias 20 e 21 de junho, serão os dias mais curtos do ano, com 11h32min de duração da luz solar. Nestes dois dias, o Sol nascerá às 5h48min e se porá às 17h20min, sendo que, às 11h34min, ele estará na posição mais alta.

Neste dois dias, 20 e 21 de junho, é quando o Sol fica mais inclinado em relação ao Acre. Em Rio Branco, esta inclinação é de 33º27′ para o norte da Terra. Este resultado é a soma dos 10º de latitude sul da capital do Acre com os 23º27′ do trópico de Câncer.


TEMPO E CLIMA NO INVERNO

O inverno acreano é caracterizado por ser a estação mais seca do ano, com valores mensais entre 30 e 50mm, nos meses de junho, julho e agosto, e entre 50 e 80mm, em setembro

É, também, a estação com as mais fortes incursões de ar polar, que provocam queda brusca e acentuada da temperatura, principalmente no leste e no sul do Acre, onde ficam, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira

O mês mais frio é julho, com temperaturas registradas abaixo de 8ºC, em dezenas de ocasiões, desde quando o Instituto Nacional de Meteorologia instalou estações meteorológicas no Acre. Sem ter registro oficial, mas comprovado por nós e por centenas de pessoas, em Rio Branco, já houve geada e, portanto, temperaturas em torno de 0ºC no inverno.

Neste ano de 2021, a maior parte do inverno será com temperaturas e chuvas dentro da normalidade. No entanto, conforme nossas análises das condições atuais, estamos prevendo que deverão ocorrer, em alguns dias deste inverno, fortes penetrações de ar polar no Acre e nas áreas próximas, com temperaturas mínimas que poderão estabelecer novos recordes dos últimos sete anos. Só para lembrar, em 2013, em Rio Branco, foram registradas, no aeroporto da cidade, temperaturas de apenas 7ºC, e, em Brasileia e Epitaciolândia, menos de 5ºC.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami