ABASTECIMENTO

Nova central de captação de água garante abastecimento sem interrupção em Rio Branco, diz Depasa


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Depois dos procedimentos de checagem, ajuste, conferência e aprovação, a Secretaria de Infraestrutura do Acre (Seinfra) deu sinal verde para que o Departamento Estadual  de Água e Saneamento (Depasa) colocasse em funcionamento a nova central de captação de água que abastece a capital do estado, Rio Branco.

Quatro novos transformadores foram instalados na central de captação da ETA II e entram em funcionamento nesta sexta. Foto: Neto Lucena

A instalação dos quatro novos transformadores foi concluída na manhã desta sexta feira, 25, na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, na Via Verde, ao lado da 4ª ponte, e vai substituir a antiga unidade, desativada devido ao risco de desabamento.

A central vai funcionar com 1.830 quilowatts de potência, suficiente para manter em funcionamento as três bombas elevadas de sucção, que funcionam na Sobral. Juntas, elas têm capacidade de captar mil litros por segundo.

Jamerson Lima, secretário adjunto de Infraestrutura, explicou que a operação foi executada de forma emergencial Foto: Neto Lucena/Secom.

Jamerson Lima, secretário adjunto de Infraestrutura, explicou que a operação foi executada de forma emergencial, mas que de maneira alguma irá comprometer o sistema de abastecimento. A Seinfra contratou três empresas para executar os serviços, num investimento de R$ 6 milhões.

Central vai funcionar com 1.830 quilowatts de potência Foto: Neto Lucena/Secom.

“As bombas ficarão desligadas por um período de no máximo 12 horas, enquanto as equipes concluem o serviço de instalação da rede e acionamento dos transformadores. Mas o abastecimento não será interrompido, porque o Depasa encheu os reservatórios”, explicou.

Uma das três bombas de sucção da unidade despeja 450 litros por segundo na central de captação da ETA II. Foto: Neto Lucena

O secretário adjunto ainda esclareceu que a operação só deve ser concluída na manhã de sábado, porque as equipes de engenharia elétrica e de captação irão acompanhar o funcionamento dos equipamentos durante as seis primeiras horas, para se certificarem de que tudo está transcorrendo normalmente.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami