PESQUISA ELEITORAL

Data Control: Gladson lidera pesquisa para eleições de 2022 com 57% das intenções de voto; confira os demais


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Control, encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac) indica que se as eleições para o governo do Acre fossem hoje (3/7), Gladson Cameli (Progressistas) seria reeleito em primeiro turno, com 57% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde as opções são apresentadas ao entrevistado.

Em seguida, está o candidato do PT, Jorge Viana, com 19,2% das intenções de votos; enquanto o senador Sérgio Petecão (PSD) tem aparição tímida com 9,1%; também aparece na disputa o ex-presidente da Fieac, Francisco Salomão, que recebeu 0,7%. Os que disseram que votariam em branco/nulo somam 7,1% e os que não souberam ou não responderam, 6,7%.

A pesquisa ainda simulou as eleições sem Jorge Viana, o substituindo pelo empresário Adem Araújo, dono das redes de supermercado Arasuper. Nesse cenário, Gladson teria uma vitória ainda mais tranquila, subindo as intenções de voto para 64,7%; com Petecão em segundo com 12,2%; Adem receberia 2,8% e Salomão 1%. Brancos e nulos equivaleram a 9,4% e não souberam ou não responderam atingiu 9,9%.

Já na pesquisa espontânea, onde o entrevistado é livre para indicar quem quer, Cameli aparece na frente, mas com 44,9% de intenções de voto; em seguida está Jorge Viana com 8,6%; Petecão com 3,6%; o senador Márcio Bittar (MDB) foi lembrado por 0,4%; também foram votados o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) e o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), cada um registrou 0,1%. Não responderam ou não souberam, 37,2%.

No quesito rejeição, onde os entrevistados apontam que não votariam em nenhuma hipótese o petista Jorge Viana lidera com 25,9%, seguido por Petecão com 22,1%. Cameli aparece com 10,6% e Salomão com 10,4%. Adem marcou 4,5%. Não rejeita nenhum registrou 22,1% e rejeita todos, 5,5%.

A pesquisa foi realizada entre o dias 11 a 20 de junho onde foram ouvidas 1.203 pessoas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasiléia. A margem de erro da amostragem é de 2,9% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami