CORTANDO RELAÇÕES

Diocese de Rio Branco decide encerrar parceria de 55 anos com o governo por falta de repasse à Casa Souza Araújo


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Sem repasse e assistência do governo do Acre há mais de seis meses, a Diocese de Rio Branco decidiu encerrar as tratativas com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e não vai renovar o convênio da Casa de Acolhida Souza Araújo, que atende ex-hansenianos em Rio Branco. Sem recursos, o abrigo tem sofrido dificuldades e no último dia 24 teve a energia cortada por falta de pagamento.

A reportagem entrou em contato com o governo e aguarda um posicionamento.

No dia 26, a Diocese conseguiu negociar a dívida com a Energisa, mas ficou devendo ainda R$ 3 mil para distribuidora. As contas em atraso são resultado de seis meses de vencimento do convênio feito entre o estado e a Casa de Acolhida que acabou resultando no acúmulo de dívidas com fornecedores, empréstimos feitos para pagar os funcionários. Montante chega a R$ 1 milhão.

Nesta terça-feira (6), após 55 anos de parceria, a Diocese divulgou um comunicado informando que após reuniões com membros da igreja católica e apresentação de algumas propostas foi decidido que a parceria com o governo não será renovada.

“Portanto, por esse e muitos outros motivos, as Obras Sociais da Diocese de Rio Branco decidiram encerrar essas tratativas e negociações, informando à Secretaria de Saúde do Estado do Acre que não será firmado um novo convênio por nossa parte”, diz parte do comunicado.

O documento destaca também que os valores disponibilizados pelo governo ‘seriam insuficientes e totalmente inapropriados para manter dignamente a Casa de Acolhida Souza Araújo, que tem uma história de mais de 50 anos, dado que não contemplam os meses retroativos’.

A Diocese frisa ainda que as tratativas e negociações com o Estado para firmar o convênio sempre foram feitas ‘entre troncos e barrancos’ e com inúmeras dificuldades desde as gestões passadas. Mesmo assim, sempre houve a renovação da parceria.

Diocese divulgou um comunicado sobre o fim do convênio de 55 anos com o governo  — Foto: Reprodução

Diocese divulgou um comunicado sobre o fim do convênio de 55 anos com o governo — Foto: Reprodução

+1
29
+1
0
+1
0
+1
0
+1
18
+1
34

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami