SAÚDE

Acre reduz quantidade de leitos de UTI Covid após queda na ocupação


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) reduziu de 106 para 70 o número de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado. Ao todo, foram fechados 36 leitos no Pronto Socorro, Hospital de Campanha de Rio Branco e no Hospital de Campanha do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do estado.

A pasta esclareceu que a redução se deu para acompanhar a taxa de ocupação de leitos, que atualmente está 17,14%. Nesta segunda-feira (26), há 13 pacientes internados na UTI.

“A Sesacre mantém a estrutura de UTI (espaço físico e equipamentos) se necessário novamente. Porém, reduziu o funcionamento para não manter as UTIs ociosas”, destacou o governo.

Antes, o Pronto-Socorro tinha disponível 30 leitos de UTI e o Hospital de Campanha de Rio Branco 50 leitos. Segundo a Sesacre, agora, são 50 leitos de UTI – pactuados no novo plano de contingência – no PS e Hospital de Campanha.

No Hospital Regional do Juruá fecharam seis leitos, reduzindo de 26 para 20 o número de UTIs.

Os número de leitos clínicos disponíveis são 126 leitos distribuídos entre os hospitais de referência e retaguarda por todo o estado. A taxa de ocupação nos leitos clínicos se encontra em 11,9%.

Segundo o boletim da Sesacre desta segunda, o Acre registrou 35 novos casos de Covid-19 e subiu para 86.987 o número de infectados. O número de mortes pela doença chegou a 1.797.

No mês de março, o Acre viveu o pior momento da pandemia, a saúde entrou em colapso e ficou sem leitos de UTI disponíveis para os pacientes. A taxa de ocupação atingiu 100% e o estado precisou transferir pacientes até para o Amazonas.

Um mês antes, em fevereiro, o estado voltou para a bandeira vermelha, de emergência, e precisou fechar novamente as atividades não essenciais para controlar o avanço da doença. Atualmente o estado se encontra na faixa amarela, que é de atenção.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami