BLOG DO SIQUEIRA

E se o tsunami realmente atingir o Brasil?


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O Brasil vive um momento atípico em sua história moderna com risco real de um tsunami em sua costa marítima, algo nunca registrado pelas câmeras no país, mas que já aconteceu em 1755, quando o Nordeste foi atingido por fortes ondas após um terremoto devastar parte de Lisboa, do outro lado do Oceano.

Tsunami que devastou Portugal em 1755 chegou ao Brasil, conclui estudo - Revista Galileu | História
Quadro do tsunami que atingiu Portugal em 1755, o mesmo que estudiosos afirmam também ter atingido o Brasil.

Tsunami é o nome japonês que vem substituindo a palavra portuguesa ‘maremoto’, hoje quase em desuso. O nome significa em tradução literal “onda de porto” e recebeu a origem japonesa devido a frequência com que esses eventos acontecem na Ásia Oriental.

O Brasil corre o risco devido a um alerta amarelo para a possibilidade de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, que pertencem à Espanha mas se localizam na África. O vulcão entrou em erupção pela última vez em 1971, mas com baixa intensidade, não trouxe grandes prejuízos aos países vizinhos.

Vulcão nas Ilhas Canárias tem nível de alerta elevado e pode causar tsunami na costa do Brasil - Jornal O Globo
Vulcão Cumbre Vieja tem 1.949 metros de altitude e se localiza na Ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias

Entretanto, a ilha de La Palma – que sustenta o vulcão – vem apresentando falhas na estrutura e frequentemente vem registrando pequenos terremotos nos últimos dias, mais de 4 mil tremores para ser mais preciso, o que faz os especialistas acreditarem em uma possível catástrofe caso ocorra uma forte erupção, se falando até em ‘megatsunami’ que pode atingir a costa oeste africana, todo o litoral de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e a costa leste da América, principalmente o Nordeste brasileiro e pode atingir também as regiões Sul e Sudeste.

Segundo pesquisadores, apenas se a erupção ocorrer e uma análise mais precisa da intensidade poderia revelar se há risco do fenômeno causar tsunamis na costa do Brasil. No entanto, vale ressaltar que embora a possibilidade exista, o acontecimento seria considerado fenômeno raro.

Mas e se o tsunami vier?

Se vier, especialistas afirmam que com observação aérea das ondas e os 6 mil quilômetros que separam o Brasil das Ilhas Canárias, haveria tempo e seria possível examinar quais áreas seriam afetadas, a força com que viria e a data precisa, possibilitando assim a retirada de pessoas em área de risco e evitando tragédias maiores.

Mas, claro, antes de tudo seria preciso vencer o negacionismo. Alguém duvida que ele viria? Que as negações seriam frequentes e os estímulos para que não haja pânico presente?

Espero primeiramente que o tsunami não ocorra, mas caso isso aconteça, espero que não tenhamos que ouvir piadas como ouvimos na pandemia, já pensou no presidente dizendo: “não existe tsunami nenhum, isso é só uma ondinha. Quando chegar, vou colocar o Medina pra surfar nela” !?

Eu não duvidaria!

 

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami