ESTIAGEM

Rio Acre volta a vazar e tem a menor cota do mês de setembro


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe
Foto: Hugo Costa

O Rio Acre chegou à cota de 1,40 metro em Rio Branco, neste domingo (19), e apresenta o menor nível do mês de setembro deste ano.

Os dados são Defesa Civil do município que acompanha o nível do manancial diariamente. Com as chuvas isoladas que ocorreram ao longo da última semana, o rio chegou a 1,60 metro e tem oscilado nos últimos dias.

No dia 29 de agosto, o rio ficou a três centímetros da cota histórica registrada em 2016 – 1,30 metro -, quando marcou 1,33 metro. Depois subiu alguns centímetros.

Porém, esse aumento, trata-se apenas de uma pequena onda, devido chuvas terem ocorrido e não significa um aumento real e, por isso, o manancial tem oscilado e acabou voltando a baixar novamente, segundo explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Claudio Falcão.

“Chegamos a 1,60 metro e acho que foi uma das maiores cotas também para o período, porque estamos em alerta máximo desde o dia 14 de junho. Então, a gente segue nessa tendência”, disse.

Falcão falou ainda que a previsão é que o manancial siga baixando ou mesmo em oscilação e o aumento do nível só deve ocorrer na segunda quinzena de outubro.

“Oscilação a gente pode ter. Podemos baixar de 1,40 porque é a previsão. Na realidade, o que temos agora não é um aumento real, é uma enxurrada porque chove em determinado local dentro do rio e vem aquela onda e faz aumentar 5 centímetros e isso só ocorre se chover dentro do rio”, pontua.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami