CASSAÇÃO

Juiz cassa mandato do vereador Célio Gadelha por abuso de poder econômico; veja quem assume


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Após ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o juiz de direito, Dr. Gilberto Matos de Araújo, da Justiça Eleitoral da 1ª instância, decidiu pela cassação do mandato do vereador de Rio Branco, Célio Gadelha (MDB), por abuso de poder econômico.

Gadelha, que foi reeleito com 1.293 votos, foi acusado de ter se beneficiado da prática de abuso de poder econômico e corrupção eleitoral nas eleições de 2020.

Na decisão, o juiz também declarou a nulidade dos votos e a inelegibilidade do parlamentar por oito anos. No entanto, ela cabe recurso e o tucano deve permanecer no cargo até a última estância.

Caso a cassação seja confirmada, deve assumir o seu lugar o suplente João Marcos Luz (MDB), que está atualmente nomeado com cargo de diretor na Superintendência Municipal de Trânsito (RBTrans). Luz também assumiu uma vaga na Câmara como suplente em 2019, após o então vereador Roberto Duarte (MDB) ter sido eleito deputado estadual nas eleições de 2018.

Segundo o magistrado, filmagens mostram o recebimento de valores à pessoas que tinham o nome listado em um montante apreendido após cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa de José Brito, irmão do vereador. As notas estavam fracionadas no valor de R$ 50.

A defesa de Gadelha afirma que o vereador não estava presente no ato e portanto, não tinha ciência dos fatos. A alegação é contestada pelo juiz que afirmou: não é crível que este não tivesse conhecimento da conduta de seu irmão, que, conforme declarações do próprio impugnado, trabalhou ativamente em sua campanha. Ademais disso, vale frisar que para a procedência da ação de impugnação de mandato eletivo se mostra irrelevante a comprovação da participação direta dos beneficiários nos atos e fatos caracterizadores da prática ilícita”.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami