TERRA DOS NÁUAS

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul completa 117 anos nesta terça-feira


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, completa nesta terça-feira (28), 117 anos de fundação.

No município, se concentram os mais lindos pontos turísticos naturais do estado e também a inconfundível Catedral Nossa Senhora da Glória, palco de um dos maiores novenários da região Norte.

Antes de ser fundada por Gregório Thaumaturgo de Azevedo, Cruzeiro do Sul era dividida por 49 comunidades indígenas, pertencentes a etnias de línguas Pano, e se dividiam em grupos com as suas denominações particulares tais como Ararauas, Catukinas e Curimas.

Em 1857 ocorre o início das expedições para o Alto Juruá, quando João da Cunha Correia chegou a foz do rio Juruá-Mirim e desde então, várias expedições foram realizadas, proporcionando o início do povoamento da região, fundando o seringal Centro Brasileiro, explorado por volta de 1890 e que passou a congregar grande número de brasileiros.

Foi em 12 de setembro de 1904, que o coronel que viria a ser conhecido depois como Marechal Thaumaturgo instalou a sede provisória do município e implantou a futura cidade de Cruzeiro do Sul, conhecida no mundo inteiro pela sua farinha única e exclusiva.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami