OPERAÇÃO NOVO MUNDO

Polícia Federal faz operação em combate a ‘quadrilha do desmatamento’ no Acre


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (5) a operação ‘Mundo Novo’ em combate a uma organização criminosa responsável por grandes desmatamentos e queimadas no Projeto de Assentamento Agroextrativista Antimary, entre os municípios do Bujari e Sena Madureira.

Foi assentamento que o homem acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, teria desmatado uma área de 600 hectares, além de criar gado e ameaçar moradores, segundo apontou uma investigação do Ministério Público (MPAC).

São ao todo, oito mandados de busca e apreensão e duas de prisões temporárias. A operação também acontece nos estados do Amazonas e Rondônia.

A organização também é alvo de uma investigação sobre comércio ilegal de terras públicas federais. Além do desmatamento, que estima-se ser de aproximadamente 19 milhões de metros quadrados, ou 1,9 mil hectares.

A PF também calcula que com base no valor do desmate de um hectare, o grupo gastou aproximadamente R$ 3 milhões para desmatar essa área.

Participaram da operação 30 policiais federais, que tiveram o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami