TOURÃO DE PORTO

Conheça o Humaitá, time de Porto Acre que pode conquistar seu primeiro título estadual


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Com uma população beirando os 20 mil habitantes e distante cerca de 50 quilômetros da capital Rio Branco, a cidade de Porto Acre vive a expectativa de ver o time local ser campeão do Campeonato Acreano pela primeira vez em sua história.

A decisão será feita neste sábado (9), contra o Rio Branco FC, maior campeão da história da competição, mas terá a vantagem de jogar por um empate por ter vencido a primeira partida por 1 a 0.

Humaitá, em participação na Copa Verde em 2019 – Foto: Manoel Façanha

Se conseguir o feito, o Tourão de Porto, como é conhecido, se tornará a terceira equipe desde 1919 a não ter sede na capital acreana e conquistar um título estadual. Os outros a conseguirem foram Adesg, de Senador Guiomard, em 2006 e o Plácido de Castro, sediado no município de mesmo nome, em 2013.

O Sport Club Humaitá foi fundado em 2003, mas somente em 2015 se tornou uma equipe profissional, participando da 2ª Divisão do Campeonato Acreano, a qual foi campeão no ano seguinte, chegando na elite da competição.

Desde então, o mais longe que havia chegado foi em 5º lugar nos anos de 2017 e 2018.

A colocação em 2018 rendeu ao clube a oportunidade de participar de sua primeira competição a nível nacional, a Copa Verde de 2019, que conta com três equipes acreanas. A participação do Tourão só foi possível devido a desistência do Rio Branco FC e a recusa do Plácido de Castro em substituir o Estrelão, por problemas orçamentários.

Ao lado de Atlético-AC e Galvez, o Humaitá estreou na Copa segurando empate em 1 a 1 contra o Nacional, do Amazonas, mas acabou sendo derrotado ao sair do Acre, por 2 a 0. Com a chegada no final, a equipe não só confirma participação na próxima edição da Copa Verde, como também conquistou o direito de jogar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D em 2022, a primeira de sua história.

Contra o Rio Branco neste sábado, pode perder até de 1 a 0 para levar a partida para a prorrogação e se persistir o empate, a decisão será tomada nos pênaltis.

 

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner
Bitnami