POLÊMICA

“Temos que decidir, a prioridade é vacina ou é absorvente?”, diz ministra Damares


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou nesta sexta-feira (8), durante evento em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, à respeito do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no projeto que distribuiria de forma gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua.

© Reprodução/Flickr Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Damares defendeu o veto do presidente e disse que o dinheiro do SUS precisa ser destinado à compra das vacinas. A comandante da Pasta das Mulheres foi na mesma direção do discurso de BolsonaroO chefe do executivo disse que texto aprovado pela Câmara e pelo Senado não estabeleceu fonte de custeio.

“Hoje a gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente? As mulheres pobres sempre menstruaram nesse Brasil e a gente não viu nenhum governo se preocupar com isso. E agora o Bolsonaro é o carrasco, porque ele não vai distribuir esse ano”, disse.

A ministra ainda disse que o governo vai distribuir o item básico de higiene às pessoas de baixa renda “na hora certa”. “Não vamos tirar o arroz da cesta básica para colocar um absorvente, mas estamos muito preocupados com isso sim”, disse.

“Nós estávamos construindo, antes da pandemia, um programa dentro do Ministério da Saúde em parceria conosco [MMFDH]. Por que a gente não entregou? Porque a gente não tem o dinheiro. O dinheiro foi para a pandemia, então a gente hoje não tem o dinheiro”, acrescentou a ministra.

O governo do Maranhão foi na contramão da decisão do chefe do executivo, e anunciou que vai distribuir absorventes para alunas da rede pública de ensino do estado. De acordo com texto publicado nas contas do governo, 163 mil jovens nos 217 municípios do estado serão beneficiadas com a medida, que deve ser iniciada em alguns dias.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner
Bitnami