O Bando do Estado do Acre (Banacre) fechou suas portas há mais de 20 anos, mas até hoje, não há um riobraquense que tenha vivido na época que não consiga chamar o prédio localizado na Benjamin Constant de Banacre.
Quando inaugurada na década de 1980, a estrutura era uma das mais altas da cidade e era admirada por estudantes que saiam do antigo Colégio Ética, hoje chamado de Professor José Rodrigues Leite e o lendário Colégio Acreano. Não demorou para que o prédio se tornasse alvo de imaginações férteis sobre histórias assombradas e gente que pulou de seu topo.
O Banacre foi criado em 1962 sob discurso de fomentar a política econômica do Acre. O banco logo se tornou parte importante da rotina dos acreanos e chegou a registrar em seu quadro funcional mais de 1,5 mil bancários. Tendo agências nos principais prédios da capital acreana até construir sua principal estrutura que comentamos acima.
Infelizmente, o Banacre faliu e fechou totalmente suas portas em 1998 em meio a polêmicas e denúncias de corrupção. Hoje está somente na lembrança dos acreanos.