FERIADO NACIONAL

Você sabe o que significa o feriado de Proclamação da República? O Correio 68 explica


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Hoje é 15 de novembro, onde se comemora o feriado nacional de Proclamação da República. Você sabe o que foi este evento?

Como o próprio nome diz, há de se esperar que foi quando o Brasil deixou de ser uma monarquia para se tornar o regime que perdura até hoje, o republicano. A proclamação ocorreu no ano de 1889 durante reinado de Dom Pedro II.

Durante seu reinado, Dom Pedro II impediu a participação militar na política brasileira, mas o grupo se fortaleceu como grupo social após a Guerra do Paraguai, onde o próprio imperador fortaleceu o Exército Brasileiro (EB) para lutar contra as tropas do general paraguaio Solano Lopez.

Os militares que retornaram após a guerra estavam mais conscientes da sua importância na sociedade por causa da vitória e desejavam participar ativamente dos destinos do Brasil. O segundo imperador brasileiro estava cada vez mais ausente do país para tratamento de questões de saúde, o que enfraquecia a monarquia e fortalecia o discurso do movimento republicano de que Dom Pedro II não tinha mais condições de ser o governante do Império.

Foi então, que cerca de mil soldados liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca foram ao centro do Rio de Janeiro, na época a capital do Brasil e proclamou a república, tomando o poder dos monarquistas, que tiveram que se exilar na França.

Art Proclamação da República

 

 

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner