GASTRONOMIA

Boa pedida: aprenda de maneira fácil a fazer uma deliciosa moqueca de peixe — Chef Johnny Rocha


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Não há dúvidas de que a culinária nativa brasileira é uma das melhores do mundo, de um lado nós temos a feijoada com suas raízes africanas, do outro, nós temos a moqueca, de origem indígena e que com apenas uma foto é capaz de colocar água na boca em qualquer um. Mas pra que só ficar com água na boca? Se agora existe o Cozinha Fácil para te ensinar a fazer pratos deliciosos de forma prática e simples?

Acredita-se que a moqueca tenha origem na palavra tupi ‘pokeka’ que significa ’embrulhado, enrolado’, em referência à forma com que eles defumavam os peixes antigamente, enrolado em folhas de bananeiras. Com o passar dos anos, a moqueca foi se desenvolvendo e trata-se basicamente de um ensopado, principalmente de peixe feito com ingredientes típicos de cada região em que é feito, hoje vamos aprender a mais tradicional, feita com leite de côco e dendê e garanto que o sabor é sensacional, sem mais delongas, vamos lá.

Ah, lembrando que fotos do passo a passo sempre estarão em meu instagram, segue lá: @johnnyratts 

Para essa receita, você precisará de:

1 kg de peixe em postas (de preferência um peixe de couro sem espinha, como por exemplo bagre, surubim, filhote, para esta receita eu usei o pirarucu, que particularmente é um peixe que eu amo)
2 dentes de alho
1 pimentão verde em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cebola em rodelas
limão a gosto
sal e pimenta-do-reino
1 amarrado de cheiro verde
500 ml de leite de côco
Azeite de dendê Q/B

  • Nota: Se você acompanha a coluna, já deve ter visto que o Q/B significa ‘quanto baste’, caso você seja novo por aqui, vou explicar mais uma vez, é uma medida que leva em consideração a quantidade que você realmente achar que está bom, com o gosto e dosagem que lhe agradar no paladar.
  • Nota 2: Para quem não conhece, o azeite de dendê é um óleo extraído de uma palmeira africana chamada dendezeiro, é muito comum na culinária afro-brasileira, como por exemplo, vatapá e o acarajé, você encontra facilmente em qualquer supermercado.

Já anotou os materiais? Agora vamos aprender a fazer nossa moqueca:

Primeiramente tempere o peixe com alho, pimenta-do-reino, sal e limão e em seguida deixe marinar por no mínimo uma hora na geladeira.

Em uma panela larga e de fundo grosso (de preferência que seja de barro se você quiser deixar mais tradicional ainda) faça uma camada de cebola, tomate e pimentões coloridos em seguida distribua o peixe sobre essa camada, é um passo simples, com tudo cortado em rodelas, vai preenchendo na ordem que falei, depois cubra o peixe com o restante dos legumes.

  • Dica: se for usar camarões, no meu instagram eu ensino como fazer um tempero de camarão com as sobras. Esse tempero é ótimo para essa preparação.

Agora é hora de adicionar os 500ml de leite de côco, em seguida dar uma corzinha com o azeite de dendê. Lembre-se, o azeite de dendê tem sabor e coloração bem acentuados portanto não exagere. Corrija o sal se precisar, a seu gosto. Cozinhe o peixe por aproximadamente 15 minutos, respeitando a textura dele, fique sempre observando para que não cozinhe demais, ou isso vai acabar fazendo o peixe desmanchar e perder o formato de posta.

Finalize com cheiro verde, sirva com arroz e pirão e bon appetit! Garanto que você vai surpreender toda a sua família com seus dotes culinários. Até a próxima!

Moqueca de peixe. Imagem/Chef Johnny Rocha

Veja mais receitas do Cozinha Fácil:

 

+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Post navigation

Chef Johnny Rocha

O passo a passo com fotos de cada receita sempre é postado no instagram @johnnyratts

5 thoughts on “Boa pedida: aprenda de maneira fácil a fazer uma deliciosa moqueca de peixe — Chef Johnny Rocha

Comments are closed.

Close Bitnami banner