3ª DOSE

Rio Branco começa a aplicar dose de reforço contra Covid-19 para maiores de 18 anos a partir deste sábado; saiba se você já pode tomar


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

A aplicação da dose de reforço para adultos de 18 anos ou mais em Rio Branco começa neste sábado (20), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para vacinar, é necessário ter tomado a segunda dose da vacina, de qualquer laboratório, há pelo menos 5 meses.

Em coletiva nesta sexta-feira (19), a secretária da pasta, Sheila Andrade Vieira, e a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, informaram que vai ocorrer mais uma ação em supermercados da capital até às 20h, além da aplicação nas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde ampliou o público que deve receber a dose adicional para todas as pessoas maiores de 18 anos. Antes, a indicação valia apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. O governo federal também antecipou o intervalo de aplicação de seis para cinco meses.

“Vamos iniciar a partir de amanhã [sábado,20] com uma operação de intensificação já abrindo mais postos para já receber essas pessoas de reforço e segunda dose também, que ainda falta muita gente ser vacinada, pessoas que tem cinco meses após a segunda dose pode procurar uma unidade de saúde para tomar sua vacinação de reforço”, disse Socorro.

Para essa ação, o município conta com 10 mil doses. De acordo com a gestão, o Ministério da Saúde orienta que as doses de reforço sejam feitas com a Pfizer, salvo algumas exceções de indicações médicas.

A secretária de Saúde diz que 65,18% da população que tomou a primeira dose já está com a segunda dose. Ela pede ainda que as pessoas se atentem à data das vacinas. Só pode tomar a dose de reforço aqueles que tomaram a segunda dose há cinco meses.

“Queria pedir a sensibilidade para que não buscassem esses pontos de vacinação se não tiver a certeza que está dentro do período correto da dose de reforço, porque pode causar um certo transtorno nesses locais. Só procure a dose de reforço se estiver dentro do esquema vacinal”, destaca Sheila.

FONTE: G1

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner