NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR

Alimentação saudável pode ser simples


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Com certeza uma das maiores queixas de quem não consegue seguir a dieta por muito tempo é “eu não tenho tempo para me alimentar bem/preparar minhas refeições”. Veja, se você não tem tempo para se alimentar bem, como consegue tempo para se alimentar mal? E quem prepara/fornece suas refeições, só tem opções de alimentos menos saudáveis? São alguns questionamentos importantes a se fazer.

Mas antes de falarmos do quanto a alimentação saudável pode ser simples, é importante deixar claro o que é uma alimentação saudável.

A alimentação saudável é aquela que contribui para a sua saúde, ou seja, uma alimentação equilibrada que traga mais benefícios do que malefícios ao seu organismo. Esses benefícios vêm dos nutrientes, ou seja, das proteínas, dos carboidratos, dos lipídios, das vitaminas, dos minerais, dos polifenóis, entre outros. Daí a importância de uma alimentação variada, pois um alimento complementa o outro no fornecimento desses nutrientes.

A alimentação saudável não está relacionada a um alimento pontual, e sim ao CONTEXTO alimentar. Então, mesmo um alimento considerado saudável, pode prejudicar a saúde, dependendo do contexto e da individualidade, como por exemplo, se consumido em excesso, ou por pessoas com alguma restrição a ele.

Foto: Reprodução/UOL

Normalmente, os alimentos saudáveis são os mais naturais. Mas calma, isso não quer dizer que todos os alimentos industrializados são ruins, e sim que é possível encontrar uma riqueza de nutrientes nos alimentos que a natureza nos dá. A indústria muitas vezes dá até uma forcinha, como no caso do arroz e do feijão, dois alimentos vegetais nutritivos, que já compramos embalados, com os grãos separados, descascados, lavados, prontos para irem pro fogo. O que se deve evitar são aqueles alimentos industrializados, quase sem nutrientes e cheios de substâncias que podem ser prejudiciais. Também é importante estar atento para não achar que o alimento que tem escrito “diet” “light” “zero isso ou aquilo” é sempre o mais saudável, pois muitas vezes não é.

Tenha em mente que tudo pode ser uma questão de escolhas e prioridades.

Costumamos ver a alimentação saudável como algo difícil, mas pode ser muito mais simples do que você pensa. Ou você vai me dizer que descascar uma fruta (algumas nem precisa) é tão difícil assim? Que tal comer umas castanhas, cozinhar uns ovos ou cortar um pedaço de queijo branco? Quer mais fácil que abrir um pote de iogurte natural e comer com frutas (ou até mel e geleia)? E o que acha de acrescentar sementes no seu prato ou escolher opções integrais ao invés de refinados? Você também pode se surpreender com a facilidade que é cozinhar vegetais ou coloca-los em uma forma, regados com um pouco de azeite e ervas e levá-los ao forno.

Ao comer fora de casa, é importante analisar as opções disponíveis. Se as opções forem os salgados, por que não um assado com frango ao invés de um frito com salsicha? No restaurante, muitas vezes, não é necessário um cardápio “fit” ou “low carb”, ou um prato elaborado de lasanha de beringela, com molho verde de vegetais que você nunca nem ouviu falar. Complementar seu prato com alguns vegetais crus ou cozidos, pode ser o suficiente.

Sabe o que é realmente difícil? Ficar doente, sentir dores constantes, ter dificuldades pra fazer o “numero 2”, e por aí vai.

Tudo bem, mudar um hábito e acostumar o paladar pode ser muito difícil também, mas dizer que a alimentação saudável é menos acessível ou mais trabalhosa, talvez seja um grande equívoco.
Vale ressaltar que não estou falando para quem não tem condições financeiras. Nem para pessoas cujo fato de se alimentar, por si só, já é algo complicado.

Lembrando, também, que alimentação saudável não é sinônimo de emagrecimento, pois este depende ainda de outros fatores.

Leia outros artigos de Lara Almeida:

 

+1
57
+1
41
+1
6
+1
2
+1
0
+1
0

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa
Close Bitnami banner