PRECAUÇÃO

‘Passaporte da vacina’ passa a ser exigido para entrada em bares e restaurantes; saiba como obter o seu


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Após anúncio prévio do governador Gladson Cameli (Progressistas), a apresentação obrigatória da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19 para ter a bares e restaurantes no Acre passa a valer a partir desta segunda-feira (29).

O ‘passaporte da vacina’ será exigido também para entrada em repartições públicas e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Conforme a publicação, o decreto prevê que pessoas acima de 12 anos só participem ou trabalhem em atividades como shows, feiras e jogos esportivos se estiverem vacinadas contra a Covid-19.

A única exceção são pessoas que por questões de saúde não puderam se vacinar, essas devem apresentar o resultado negativo do exame.

A fiscalização das novas regras deve ficar a cargo dos órgãos municipais e estaduais, com apoio da Segurança Pública, que poderá fotografar e filmar o descumprimento das normas.

Como comprovar a vacina?

A forma mais simples é a apresentação do cartão de vacina, recebido no próprio ato de imunização ou através Conecte SUS, um programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o apoio à informatização e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção do vírus, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

CARTÃO SUS ONLINE – SITE

O cadastro no Conecte SUS é simples e pode ser feito com o CPF ou a Carteira Nacional de Saúde.

O registro pode ser feito direito no aplicativo no celular ou em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner