NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR

A tal da uva passa


Dezembro chegou, e com ele aquela boa e velha polêmica culinária: colocar ou não colocar uvas passas na comida?

Há quem ame e quem odeie, mas já que gosto não se discute, hoje vamos falar do seu valor nutricional.

A uva passa nada mais é do que aquela uva, que conhecemos em cachos, que passou por um processo de desidratação, ou seja, retirada da água. Por perder água, ela diminui seu tamanho e peso, porém mantém as calorias e os nutrientes, inclusive as fibras, importantes principalmente para a saúde intestinal, e o resveratrol, um polifenol com alto potencial antioxidante, que pode trazer muitos benefícios à saúde.

Uva passa. Foto: Reprodução

O lado bom de ser uma fruta mais “concentrada” é que, consumindo um volume relativamente pequeno, você já pode aproveitar seus benefícios nutricionais, além de ser mais docinha. Entretanto, quem está fazendo dieta com restrições calóricas ou de carboidratos, deve ficar atento às quantidades. Enquanto 100g de uvas frescas possuem aproximadamente 53 calorias e 13g de carboidratos, 100g de uvas passas possuem cerca de 300 calorias e 79g de carboidratos.

Em relação às preparações, normalmente a uva passa vem acompanhando alimentos como arroz ou farofa, então, não vale exagerar nesses alimentos e dar a desculpa de que foi a uva passa, ein!?

A uva passa pode até não ser inofensiva para quem está em processo de emagrecimento, mas, sinceramente, você já viu alguém doente ou obeso só por que come muita uva passa? Se bem calculada, ela pode ser utilizada sim, inclusive como estratégia para quem não fica sem um docinho.

Então, minha gente, pra acabar de vez com essa treta: uva passa no final do ano é tradição! Quem não gosta vai ter que catar do prato, não tem jeito! Quem gosta, pode comer sua uva passa e aproveitar, sem exagero e sem culpa, as delícias das festas de fim de ano!

Leia outros artigos de Lara Almeida:

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa