CRISE NO SISTEMA

Em carta, detento anuncia greve de fome por “tempo indeterminado” nos presídios do Acre


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Uma carta atribuída a um detento do presídio Dr. Francisco D’Oliveira Conde (FOC) em Rio Branco informa que os presos entrarão em uma greve de fome por “tempo indeterminado” a partir desta quinta-feira (9).

A carta é destinada a alguém a quem o detento chama de “Demolidor”, em um trecho, o detento pede que sejam enviados 10 marmitas até esta quarta-feira (8):

“Deixa eu te falar, quinta-feira [9] no almoço vai começar uma greve de fome, preciso que você mande dez marmitas”. Mais a frente, ele diz: “você pode mandar até mais umas cinco [marmitas], entendeu? Aí vou ver quantas marmitas foi e mando a autorização para você pegar o dinheiro. Não deixa de mandar as minhas marmitas”.

O detento volta a falar sobre a greve de fome após afirmar que pagaria R$ 25 por cada marmita:

“Só manda alguma coisa até quarta-feira [8], porque quinta [9] nós não vamos pegar as marmitas. Vê todas as respostas que a mulher tem pra mandar pra mim e avisa ela que quinta nós começamos a greve com tempo indeterminado”.

Embora a carta tenha saído do FOC, a expectativa é de que a greve seja deflagrada em todos os presídios do estado.

Crise no sistema prisional

Os presídios do Acre vivem momentos de extrema crise com os protestos de policiais penais para que o Governo aprove a Lei Orgânica. Um grupo segue acampado no hall de entrada da Assembleia Legislativa (Aleac) em manifestação contra o governador Gladson Cameli (Progressistas) e o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha.

O protesto acarretou em suspensões de visitas aos presídios, o que gerou também protestos de familiares dos detentos no centro de Rio Branco e também na BR-364, em Sena Madureira.

Além disso, policiais penais que ocupavam cargos de confiança deixaram os cargos ao mesmo tempo nos presídios de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner