SAÚDE E NUTRIÇÃO

Ovo faz mal?


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Por muito tempo, acreditou-se que consumir ovos todos os dias era prejudicial à saúde e, ainda hoje, muita gente ainda tem dúvidas se ele realmente faz mal.

Uma das grandes preocupações é em relação ao consumo de ovos e o colesterol, mas o ovo não é o “vilão do colesterol”, pois, apesar de possuir colesterol na sua composição, ele terá pouca influência nos níveis de colesterol do nosso corpo. Além disso, muita gente ainda fala que o ovo é cheio de hormônios prejudiciais à saúde, mas isso é mito!

A verdade é que o ovo é um alimento super nutritivo! A clara do ovo é mais rica em proteína, enquanto a gema é a responsável por carregar, além da gordura, uma variedade enorme de outros nutrientes essenciais para a nossa saúde, como vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de ovos cozidos, possui cerca de 146 calorias; 13,3g de proteína; 9,5g de lipídios e menos de 1g de carboidratos. Vale lembrar que 1 ovo pesa em média 50g.

Foto/Shutterstock

Tenha atenção ao modo de preparo dos ovos, pois, dependendo do que for acrescentado, principalmente do tipo e da quantidade de gordura, as calorias podem aumentar consideravelmente, além de fazer com que você não aproveite tão bem os benefícios desse alimento. Por exemplo, não vale consumir grande quantidade de bolo ou suspiro para aproveitar os nutrientes dos ovos, já que a quantidade de açúcar ingerida, poderá te trazer mais prejuízo. Dê preferência a preparações como ovo cozido, poché, massa de panquecas com aveia, omelete com vegetais e, se for consumir frito, coloque pouca gordura (seja ela manteiga, azeite ou óleo), apenas o suficiente para não grudar.

Não há uma quantidade padrão de ovos que se pode consumir por dia. Isso vai variar de acordo com as suas necessidades e os seus hábitos. Veja, se uma pessoa vai consumir apenas o ovo como fonte de proteína no almoço, 2 a 3 unidades podem ser uma boa média para essa refeição. Então, dependendo do contexto alimentar do dia, comer meia dúzia de ovos, pode ser bom para alguns e ruim para outros. Aliás, se sua dieta é variada, pode ter dias em que você consome muitos ovos e outros em que você não come nenhum. Sendo assim, de modo geral, não precisa ficar encucado com a quantidade ideal de ovos para consumir.

Pra concluir, o ovo é um alimento muito nutritivo e, em geral, não há problemas em consumi-lo todos os dias, se você não tiver nenhuma restrição específica, como alergias ou outra sensibilidade a ele.

Leia outros artigos de Lara Almeida:

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa
Close Bitnami banner