CORREIO 68

#TaNoCorreio: veja o resumo das principais notícias do dia | apenas 8 minutinhos de leitura


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

SAÚDE

Os médicos que prestam serviços para a prefeitura de Rio Branco decidiram após assembleia geral seguir com a greve por “tempo indeterminado”. O presidente do sindicato, Guilherme Pulici, afirma que a decisão foi tomada devido os profissionais não receberem um posicionamento da prefeitura, mas que seguem abertos ao diálogo.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Um detento do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) escreveu uma carta a um aliado informando o início de uma greve de fome por “tempo indeterminado” nos presídios do Acre. A greve é possivelmente motivada pela crise no sistema prisional vivida pelo embate entre policiais penais e o Governo pela aprovação da lei orgânica.

Uma boa notícia para os acreanos foi o anúncio do governador Gladson Cameli (Progressistas) de que a Azul Linhas Aéreas deve começar a operar voos direto entre Rio Branco e Campinas, em São Paulo, dentro de 90 dias.

Por outro lado, na Casa Civil, o secretário Rômulo Grandidier afirmou que um decreto proposto pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) que retorna com a tributação de 3,5% para 25% do ICMS sobre o combustível da aviação aérea poderá trazer prejuízos para a população, diminuindo a quantidade de linhas aéreas no Acre e acabar com trechos como o de Rio Branco para Cruzeiro do Sul.

Já no transporte rodoviário, o conselho da Ageac decidiu extinguir os contratos e declarar caducidade contra a empresa de transporte intermunicipal Petroacre. Segundo justificativa apresentada, o cancelamento do contrato se deu em virtude da má prestação dos serviços e pendências financeiras com os funcionários.

POLÍTICA

Durante entrevista coletiva, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Junior (Progressistas) anunciou o reajuste salarial para todos os servidores da Casa a partir de janeiro.

Já para os servidores da Educação, após decisão do Tribunal de Contas, o Governo do Acre confirmou o pagamento do abono do Fundeb para todos.

PODER JUDICIÁRIO

O Procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC), ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Tribunal de Justiça contra a lei que extingue o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) e transfere servidores para a Secretaria de Saúde (Sesacre) sem concurso público.

DECORAÇÕES DE NATAL

A prefeitura de Rio Branco justificou a demora para enfeitar a cidade com as tradicionais decorações de natal, afirmando dificuldades com licitação e prazos. Os enfeites devem ser inaugurados no próximo domingo (12) com orçamento de R$ 120 mil e devem ficar expostos por menos de um mês, uma vez que serão retirados no dia 6 de janeiro.

Já o Governo do Estado inaugurará na próxima terça (14) uma árvore de natal de 25 metros de altura em frente ao Palácio Rio Branco, juntamente com a casa do Papai Noel climatizada. O orçamento aproximado para a ornamentação e iluminação para o Natal nas cidades acreanas foi de R$ 2,7 milhões.

CULTURA

De Cruzeiro do Sul para o mundo, Gustavo Matias encantou os jurados do The Voice Brasil ao cantar o clássico da banda inglesa Queen, Bohemian Rhapsody, imortalizado na voz de Freddie Mercury. Causando emoção, o acreano avançou de fase.

NUTRIÇÃO

Na coluna Saúde e Nutrição, a nutricionista Lara Almeida responde um questionamento que persiste por anos: o ovo faz mal? Ela te dá a resposta.

CHARGE

“A Indústria da Multa”, charge de Daniel Cabral para o Correio 68 em 8 de dezembro de 2021.

Resumo por Anderson Siqueira, editor-chefe do Correio 68

 

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner