NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR

Como lidar com as festas de fim de ano


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Muitas pessoas esperam passar as festas de final de ano para começar a se alimentar bem ou fazer dieta, pois temem não resistir às delícias culinárias desse período.

As tradicionais festas de final de ano são o Natal e o ano novo, apenas 2 dias. Será mesmo que há motivos para ter medo dos exageros alimentares que podem acontecer em uma refeição, durante 2 dias? O espaço entre uma festa e outra é de 1 semana e, mesmo com o RO, ou as confraternizações, não é necessário “emendar” uma festa na outra e comer descontroladamente durante o intervalo entre elas.

Normalmente, nesses eventos, costumamos encontrar uma mesa farta, por isso, pode ser difícil manter o autocontrole, mas se quer manter o mínimo de equilíbrio na alimentação durante os eventos, indico que sirva primeiro os vegetais no prato, não abra mão deles. Eles vão ocupar espaço no seu prato, evitando que você coloque demais as outras opções. Depois você pode optar por colocar uma boa quantidade de proteína, podendo ser proveniente do peru, do pernil, ou outro alimento fonte desse nutriente.

Se quiser provar de tudo, coma devagar uma pequena quantidade de cada alimento. 1 ou 2 colheres de sopa de uma preparação, podem ser suficientes para você sentir o prazer de comê-lo.

É importante também comer bem durante o dia, para ser mais permissivo no momento da confraternização, sem neuras. Passar o dia comendo pouco ou em jejum para compensar na hora da festa, pode ser um tiro no pé. Você chegara com muita fome e terá dificuldades para fazer escolhas conscientes. Provavelmente irá comer muito rápido e uma quantidade exagerada, podendo gerar mais tarde uma sensação de empachamento, ou até um sentimento de arrependimento, o famoso “comer até passar mal”.

Outra preocupação é a sobremesa, mas se você jantar bem e com calma, provavelmente não sentirá a necessidade de se entupir de sobremesa. E mesmo que sinta, tente não ir enfiando goela abaixo, lembre sempre de aproveitar o momento!

Lembra que eu já falei que a alimentação saudável pode ser simples? Pois bem, isso também vale para o final do ano. Não espere a condição perfeita para começar a se alimentar melhor. Até porque, durante o ano, tem o carnaval, a Páscoa, aniversários e por ai vai.

Tente não deixar a comida ser um problema nessa época do ano, ela faz parte da tradição, memória afetiva, contribuindo para o prazer das comemorações. Coma com calma e respirando para sentir melhor o sabor dos alimentos a cada mordida. Boas festas!

Leia outros artigos de Lara Almeida:

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa
Close Bitnami banner