VACINA

Vacina contra vírus H3N2 da gripe já tem previsão de ficar pronta


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O Instituto Butantan já está tralhando na vacina trivalente contra a influenza que será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022. Ela é composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. O Brasil vive um surto de influenza H3N2, e o imunizante será importante para conter o espalhamento do vírus.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, diz o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

vacina gripe
Crédito: Divulgação/Instituto ButantanInstituto Butantan produz vacina para diferentes tipos de vírus da gripe para ser usada no SUS este ano

O imunizante contra a gripe é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Butantan, uma versão tetravalente da vacina da influenza, com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo desenvolvida e deverá substituir a trivalente no futuro.

Surto de gripe

Os surtos de gripe nos últimos meses no país foram impulsionados pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner