IMPOSTO

IPVA 2022: Veja tudo o que você precisa saber para pagar o imposto


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Quem tem algum automóvel na garagem sabe que início de ano é de preocupação com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Como o imposto é estadual, a alíquota varia de acordo com cada Estado. Em São Paulo, foi ampliado neste ano o desconto e a quantidade de parcelas em que o pagamento pode ser feito: de 3 para 5.

Veja os planos de pagamento de IPVA em São Paulo:

– Pagamento único em janeiro: desconto de 9%;

– Pagamento único em fevereiro: desconto de 5%;

– Parcelamento em 5 vezes (entre fevereiro e junho): desconto de 5%.

– Carros novos (0 km): desconto de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal ou parcelamento de cinco vezes sem desconto.

Já o valor a ser pago é calculado com base nos preços de carros que constam na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Como 2021 foi um ano de valorização de veículos novos e usados, os valores de IPVA também subiram neste ano.

Em São Paulo, a alíquota para carros de passeio é de 4% do preço que consta na tabela Fipe; motos, caminhonetes cabine-simples, micro-ônibus e ônibus pagam 2%; caminhões pagam 1,5%.

Por exemplo: se um carro de passeio está avaliado em R$ 40 mil na Fipe, o IPVA será de 40 mil vezes 4%, o que da o valor de R$ 1.600.

Além disso, é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, utilizando o número do Renavam e a placa do veículo

Veja a tabela de alíquotas estaduais para veículos de passeio:

EstadosPorcentagem
São Paulo4%
Rio de Janeiro4%
Minas Gerais4%
Goiás3,75%
Distrito Federal3,5%
Mato Grosso do Sul3,5%
Paraná3,5%
Alagoas3%
Amazonas3%
Amapá3%
Pernambuco3%
Rio Grande do Norte3%
Rio Grande do Sul3%
Roraima3%
Bahia2,5%
Ceará2,5%
Maranhão2,5%
Pará2,5%
Paraíba2,5%
Piauí2,5%
Sergipe2,5%
Acre2%
Espírito Santo2%
Mato Grosso2%
Rondônia2%
Santa Catarina2%
Tocantins2%

Como pagar?

O pagamento do IPVA pode ser feito em casas lotéricas ou em redes bancárias autorizadas, através de internet banking ou em caixas eletrônicos.

O que acontece se não pagar?

Multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros com base na taxa Selic (atualmente em 9,25% ao ano). Depois de 60 dias, a multa chega ao teto de 20% do valor do IPVA. Quem não pagar terá o débito inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual).

Quando pagar?

Os pagamentos são separados por datas, conforme o último número da placa do automóvel do contribuinte.

Veja o calendário de pagamento em São Paulo:

© Fornecido por IstoÉ Dinheiro© Fornecido por IstoÉ Dinheiro

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner