RECICLAGEM

Rio Branco envia 18 toneladas de pneus recicláveis para Mato Grosso


Dezoito toneladas de pneus foram enviadas de Rio Branco para reciclagem em Cuiabá, no Mato Grosso. O material é recolhido pela Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que fica na BR-364. O local funciona como um aterro sanitário.

A prefeitura municipal tem uma parceria com uma empresa criada pelos fabricantes de pneus que coletam e reaproveitam pneus que são descartados. Nessa terça (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) enviou o material recolhido nos últimos meses e mandou em caminhões para a recicladora no Mato Grosso.

Na capital mato-grossense, o pneus passam pelo processo de trituração, onde é retirada a parte de aço, e parte do material é reutilizado para fabricação de asfalto. A outra parte segue para indústrias de fabricação de cimento. O aço também ganha uma destinação.

Ele vai para as indústrias de ferro e aço para reciclagem. “É uma garantia que a Prefeitura de Rio Branco tem de estar retirando esses pneus, que antes seriam jogados na natureza, que levam 600 anos para se decompor, e agora estão voltando para ter uma destinação adequada”, afirmou o gerente da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), Kemmil de Araújo.

Em 2021, a Prefeitura de Rio Branco destacou que 400 toneladas de pneus foram recolhidas e tiveram uma destinação adequada.

*Com informações do G1

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.