NUTRIÇÃO E SAÚDE

Qual a melhor dieta para emagrecer?


Com certeza, você já deve ter ouvido falar de vários tipos de dieta para emagrecer. Low carb, cetogênica, jejum, flexível, paleo, plant based, detox… São muitos os tipos de dietas que existem e, de tempos em tempos, vão surgindo outras mais, com variadas características. No entanto, será que alguma delas é a melhor?

Seria muito bom se existisse uma dieta padrão, que fosse melhor e funcionasse pra todo mundo. Se assim fosse, as pessoas não teriam tanta dificuldade em saber como se alimentar da forma mais adequada pra emagrecer. Porém, não é assim que funciona.

A verdade é que, para emagrecer, é importante que a dieta promova déficit calórico, ou seja, forneça menos calorias do que o que é gasto. Cada pessoa é única, com corpos, objetivos, hábitos e características individuais e o gasto de energia diário também muda de pessoa para pessoa, por isso, uma mesma dieta pode favorecer a perda de peso para algumas pessoas e o ganho para outras.

Para emagrecer, é importante que a dieta promova déficit calórico — Foto: Istock Getty Images

Um ponto muito importante: não adianta achar a dieta perfeita, com a quantidade ideal de calorias e nutrientes, se você não vai conseguir seguir, ou se vai conseguir por alguns dias e depois vai voltar a comer como antes, ou até mais! Em alguns casos, até pode ocorrer de uma estratégia pontual ser utilizada, como para evitar o efeito platô, que seria uma estagnação nos resultados. Isso acontece principalmente com pessoas que estão em processo de emagrecimento há muito tempo. Por exemplo, por algumas semanas, pode ser necessário uma dieta com características mais low carb (baixa em carboidratos), em outras, o jejum pode ser interessante, ou seja, a individualidade e o contexto, como sempre, mostrando a sua relevância.

Lembrando que estou falando apenas em emagrecimento. Para alguns objetivos, como o tratamento de doenças, a dieta precisa ter características específicas e algumas podem sim ser melhores do que outras a depender do caso.
De modo geral, desconfie de quem defende um estilo de dieta que funcione para tudo e para todos!

Em síntese, a melhor dieta para emagrecimento é aquela que você consegue fazer! Com déficit calórico e os nutrientes necessários, claro, mas que você vai conseguir manter e vai te trazer resultados duradouros e, de preferência, definitivos. Nesse processo de descoberta do melhor tipo de dieta para você, o nutricionista pode ser muito importante para te dar direcionamento e, com o tempo, te ensinar a ter autonomia na hora de se alimentar.

Leia outros artigos de Lara Almeida:

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa