TRANSPORTE

Bocalom anuncia que irá assumir sistema de transporte público e contrata empresa paulista para operar em caráter emergencial


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), informou que irá assumir o sistema de transporte coletivo na capital acreana até que uma nova empresa seja eleita para ficar responsável pelo serviço.

Segundo o prefeito, ônibus da empresa Rico Transporte estão a caminho de Rio Branco para assumir temporariamente as linhas da Auto Viação Floresta em contrato emergencial. Serão 51 novos coletivos, sendo que 31 deles são equipados com ar-condicionado.

A decisão é baseada na lei para casos de interrupção dos serviços por parte das empresas ou deficiência grave na operação, como é o caso da falta de cumprimento de horário ou a frota ser antiga.

De acordo com a prefeitura, a medida não exclui a aplicação das sanções à empresa que abandonou o serviço na capital.

Nesta segunda, a crise no transporte se intensificou pelo segundo dia após uma nova paralisação, dessa vez das empresas São Judas Tadeu e Via Verde. Eles cobram da prefeitura uma ajuda financeira para bancar o óleo diesel dos veículos e outras despesas.

Os empresários alegam que ao longo dos quase dois anos de pandemia só acumularam prejuízo.

Na noite do último sábado (15), as empresas divulgaram nota informando que caso não houvesse uma resposta do prefeito Tião Bocalom (PP) em relação ao auxílio, as linhas que são responsabilidade dessas empresas não iriam operar a partir do domingo.

É cabível lembrar que dia 14 de outubro do ano passado, Bocalom sancionou a lei que liberou aporte financeiro de R$ 2,4 milhões às empresas de ônibus da capital.

A nova paralisação, segundo informações divulgadas pelo site ac24Horas, é uma estratégia para pressionar a gestão municipal a liberar o novo recurso às empresas.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner