FERIADÃO

Dia do Católico: entenda o feriado desta sexta-feira


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O Acre está de feriado nesta sexta-feira (21) em alusão ao Dia do Católico.

A Católica Apostólica Romana é a maior igreja cristã do mundo com cerca de 1,3 bilhão de batizados, sendo também a maior e mais antiga instituição do mundo em funcionamento contínuo.

Após ter liberdade de culto em Roma decretado pelo imperador Constantino por volta do ano 313, a fé católica logo se espalhou por toda a Europa, chegando na Península Ibérica. De Portugal, chegou ao Brasil através dos jesuítas e no Acre, a Diocese de Rio Branco comemorou o seu centenário em 2020.

O feriado, no entanto, é estadual. Foi proposto pelo deputado Manoel Moraes, do PSB, em junho de 2016 e foi aprovada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) com 17 votos a favor. A data foi sancionada pelo na época governador Tião Viana (PT) a ser celebrada no dia 20 de janeiro.

A justificativa para a criação é que no Acre já existia o feriado do Dia do Evangélico, comemorado em 23 de janeiro. A data foi criada em 2010 após a aprovação de uma lei elaborada pelo ex-deputado Helder Paiva.

Em 2022, como o feriado do Dia do Católico caiu em uma quinta-feira, o atual governador Gladson Cameli (PP) transferiu para esta sexta.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner