ÔMICRON

Mesmo sem confirmação da Sesacre, boletim aponta todos os casos positivos confirmados em janeiro no Acre são da variante Ômicron


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Um boletim epidemiológico divulgado pela Rede Coronaômica, ligada ao Ministério da Ciência, divulgado nesta sexta-feira (21), estudou amostras positivas do Acre para coronavírus e apontou que 100% dos que foram confirmados em janeiro são da variante Ômicron.

Foram no total 25 amostras coletadas entre o dia 1º de novembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Em janeiro foram analisados sete casos positivos de Covid-19, sendo que um deles deu que se tratava da Ômicron. Em dezembro, do total de 16 casos analisados, dois deram positivo para a variante. Já no mês de janeiro, os dois casos analisados de Covid indicaram que era a Ômicron.

Apesar de ser um boletim oficial, tanto as secretarias Estadual de Saúde (Sesacre), como a Municipal (Semsa), ainda não confirmaram a circulação da variante Ômicron no estado. Porém, segundo a edição local do jornal G1, a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, já considera um cenário com a variante.

CORONAVÍRUS NO ACRE

Nos primeiros 20 dias de janeiro, o Acre confirmou um total de 3.395 casos de Covid-19. Número bem maior do que todos as infecções confirmadas nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021, que juntos somaram 2.626 casos.

Mesmo com um número bem maior de casos, o período da 3ª onda traz uma redução bem expressiva no número de mortes. São apenas 3 óbitos registrados até agora em 2022 contra 182 mortes no último semestre de 2021, mesmo registrando 77,3% do total de casos do novo pico.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner