O vídeo de uma mulher que deu a luz na manhã desta terça-feira (25) em uma calçada próxima da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, vem causando impacto em todos que o assistem, isto porque, nas imagens é possível ver o recém nascido caído no chão e chorando.
Entenda: VÍDEO: Mulher entra em trabalho de parto e dá a luz em calçada de Rio Branco
As versões sobre o fato inusitado, no entanto, são muitas. Ao Correio 68, o interno de medicina João Gabriel, que presenciou a cena, deu detalhes do ocorrido. “Na hora, eu estava do lado de fora da maternidade e por incapacidade técnica não pude intervir, então optei por chamar outros profissionais. A Dra. Katiucia, plantonista da pediatria, foi acionada e veio de imediato”.
De acordo com o estudante, a médica fez o clampeamento, o corte do cordão umbilical e levou o bebê para a Unidade de Saúde, já a mãe precisou ser convencida pelos profissionais de saúde. “Ela estava um pouco debilitada e desnorteada, mas foi conduzida com a ajuda dos colegas até a maternidade”.
“O bebê está em observação, sobretudo pela forma como nasceu. Ele estava cefálico, ou seja, nasceu de cabeça e pelo que vi, a mãe estava numa posição de altura do próprio corpo, então o recém nascido pode ter batido a cabeça, mas aparentemente não teve lesão grave”, contou João.
A Maternidade Barbara Heliodora, através da Sesacre, emitiu nota esclarescendo o episódio.
Leia: Maternidade de Rio Branco nega ter recusado atendimento à mulher que deu a luz na calçada