CORONAVÍRUS

Contrariando Ministério da Educação, Ufac decide exigir ‘passaporte da vacina’ para volta às aulas


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

Os acadêmicos da Universidade Federal do Acre vão ter que cadastrar o passaporte de vacinação que comprove que estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19 para poderem voltar às aulas presenciais. A Ufac lançou nessa quarta-feira (2) um site exclusivo para os estudantes fazerem esse procedimento.

A obrigatoriedade de apresentação do passaporte da vacina foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) no dia 16 de dezembro do ano passado. A medida contraria uma decisão anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a decisão, os acadêmicos são obrigados a apresentar a carteira com as duas doses mais a dose de reforço para poderem ter acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na Ufac. Nos casos de vacinação incompleta, o aluno tem 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar a situação.

Os documentos que comprovam a vacinação podem ser a carteira de vacinação digitalizada ou o comprovante de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte SUS.

“Nós criamos o sistema para que o aluno possa encaminhar para a coordenação do seu curso o documento que comprova que ele está com seu esquema vacinal completo. Isso para que possa ter autorização na sua matricula curricular para ter acesso ao ambiente universitário e frequentar as atividades acadêmicas presenciais”, disse a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.

Os estudantes que tenham contraindicação da vacina contra a Covid-19 devem apresentar atestado médico para comprovar a situação.

Ainda segundo a Ufac, cabe à coordenação de cada curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula, e deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades presenciais.

*Com informações do G1

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.
Close Bitnami banner